O meu filho diz asneiras!
Já lhe aconteceu estar em família ou em casa de amigos e o seu filho se sair com uma asneira? Como reagiu?
Ignorou e continuou a conversar com naturalidade, lançou-lhe um olhar aterrorizador ou não se conteve e chamou-o à atenção de imediato?
Segundo os especialistas, a melhor forma de reagir é não reagir.
Entre os quatro e os seis anos, a criança testa os seus limites e dizer asneiras e palavrões é uma forma de pôr à prova os pais, de chamar a atenção e de se afirmar. Se os pais reagirem de modo exagerado, o mais provável é a criança voltar a repetir o mesmo comportamento assim que surgir a oportunidade.
O que fazer?
1. Não reagir e pedir aos adultos presentes para seguirem o exemplo.
2. Assim que possível, converse calmamente com a criança sobre o seu comportamento e explique-lhe porque é que não é aceitável. O uso de palavrões é uma falta de respeito para consigo próprio e para com os outros.
3. Se o seu filho disser asneiras em casa, não valorize. Faça de conta que não ouviu. Quando a criança perceber que a sua atitude não desencadeia uma tempestade de choque, acabará por desistir.
4. Converse com o seu filho e procure compreender o que o motiva a usar uma linguagem provocatória e pouco respeitosa. Ajude-o a identificar e a compreender os seus próprios sentimentos.
5. Antes de saírem de casa, fale com o seu filho e explique-lhe calmamente que não serão tolerados palavrões. Definam em conjunto as consequências caso ocorram.
6. Se o seu filho se comportar educadamente, elogie-o discretamente.