Rivalidades e ciúmes entre irmãos
Os primeiros sinais de ciúme geralmente ocorrem após a chegada do segundo filho. Os pais têm um papel extremamente importante na preparação para a chegada do novo bebé e na mediação de conflitos entre irmãos mais velhos.
Como reduzir a rivalidade entre irmãos, transmitir segurança e garantir que cada um tem o seu lugar na família?
- Rivalidades e ciúmes entre irmãos por idades
- O ciúme: comportamentos e estratégias para lidar com os ciúmes entre irmãos
As relações entre irmãos são marcadas por cumplicidade, afetividade, memórias comuns e ligações profundas. No entanto, é natural que estas relações sejam também, por vezes, marcadas por uma forte rivalidade e ciúmes.
Quer a rivalidade quer os ciúmes, são sentimentos normais nas crianças e acabam por ser um incentivo à sua afirmação pessoal e tomada de posição no seio familiar. As famílias vivem juntas, todos os dias, com personalidades e gostos diferentes, por vezes opostos, com alguns privilégios, algumas responsabilidades… Naturalmente que tudo isto pode gerar conflitos.
Alguns estudos têm mostrado que os irmãos com pouca diferença de idade tendem a entrar em conflito com mais frequência. Podem até ser muito cúmplices, mas também ser muito ciumentos. Um irmão mais novo e outro mais velho por outro lado é uma combinação que gera menos conflitos, provavelmente porque têm atividades e interesses em comum, limitados.
Os primeiros sinais de ciúme geralmente ocorrem após a chegada do segundo filho. É possível, no entanto, garantir que esta grande mudança de papéis corra bem.
Durante a gravidez, tem de multiplicar as conversas com o filho mais velho e dar-lhe a entender que o novo bebé não ameaça o seu lugar. Aproveite estes momentos para lembrá-lo como ele era quando ele era bebé.