Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as crianças também sofrem de depressão. A depressão, que sempre pareceu uma perturbação exclusiva dos adultos, hoje em dia afeta cerca de 1-3% das crianças na fase pré-puerperal, e 3-9% dos adolescentes.
- Diagnóstico da depressão infantil
- Causas da depressão infantil
- Sintomas e diagnóstico da depressão infantil
- Tratamento da depressão infantil
Tratamento da depressão infantil
Com crianças, o tratamento da depressão pode incluir psicoterapia, isoladamente, ou em combinação com medicação antidepressiva. Embora as opiniões variem sobre qual o melhor tratamento da depressão, um crescente corpo de evidências indica que a melhor abordagem para a maioria das crianças é uma combinação de ambos.
O plano de tratamento deve ser adaptado à gravidade dos sintomas da criança, e à forma como estes afetam o seu desenvolvimento.
Para tratamento da depressão, a terapia cognitivo-comportamental pode ser especialmente eficaz. Crianças que estão deprimidas muitas vezes têm uma visão negativa de si mesmas.
Com a terapia cognitivo-comportamental, as crianças aprendem a desenvolver uma perspetiva mais positiva, o que pode ajudar a aliviar a depressão. É sempre útil as famílias estarem igualmente envolvidas na terapia.
A deteção precoce e tratamento da depressão são importantes em qualquer idade, sendo o apoio da família essencial.
Profº Doutor Ricardo João Teixeira – Psicólogo clínico e da saúde, especialista em psicoterapia