O treino do bacio é uma questão que suscita muitas dúvidas aos pais / cuidadores mas que também pode causar grande ansiedade na criança se o seu ritmo natural não for respeitado. A pressão para que deixe as fraldas (em casa, na creche, a ama, etc.), a comparação com outras crianças e a depreciação podem mesmo dar origem a um resultado contrário ao pretendido.
A melhor altura para iniciar o treino do bacio é quando o seu filho estiver pronto para aprender. Tentar o treino do bacio cedo demais, ou ficar impaciente com o processo de deixar as fraldas, pode causar ansiedade na criança e fazer com que ela evite ir à casa de banho. O segredo é os pais manterem-se positivos e tranquilos e aguardar pelos sinais que indiquem que está pronta.
Treino do bacio
Não existe uma idade certa para deixar de usar fraldas mas, a maioria das crianças está pronta para iniciar o treino do bacio por volta dos dois ou três anos de idade, apesar de ainda continuarem a usar fralda à noite durante mais algum tempo.
O treino do bacio deve ser um processo natural, mas exige paciência. Durante o dia, as crianças estão tão entretidas nos seus afazeres que, muitas vezes, se esquecem de ir à casa de banho a tempo. Conte com muitos acidentes de percurso mas não castigue o seu filho por isso. O treino do bacio funciona melhor quando não há pressão.
Dicas para um treino do pote bem-sucedido
- Vista o seu filho com roupas fáceis de vestir e despir;
- Fique atenta aos sinais que indicam que o seu filho está com vontade de fazer xixi ou cocó. Ajude-o a ir para o pote;
- Não deixe o seu filho mais do que 5 a 10 minutos sentado no pote;
- Limpe os genitais a cada utilização. As meninas devem ser ensinadas a limpar-se de frente para trás;
- Deixe o seu filho escolher o pote ou o redutor de sanita;
- Compre toalhitas divertidas para a higiene;
- Se optou por um redutor de sanita, coloque um banquinho para que o seu filho consiga apoiar os pés;
- Informe a creche que está em processo de reino para que sigam as mesmas rotinas;
- Em caso de viagem, mantenha a rotina do treino. Não coloque a fralda só porque é mais prático para si;
- Ajude o seu filho perguntando-lhe várias vezes ao longo do dia se quer fazer xixi ou cocó;
- Encare o processo tranquilamente, com compreensão pela grande mudança que esta fase representa para o seu filho, sem pressão e sem castigos.
Métodos para o treino do bacio
O pediatra Armado Fernandes, sugere dois métodos para o treino do bacio: o método das horas fixas e o método com o uso de um boneco.
I. Método das horas fixas
1. Ensine ao seu filho o que é um bacio e, pouco a pouco, peça-lhe para se sentar nele, com a roupa posta.
2. Numa segunda fase, incentive-o a experimentar baixar as calças e a sentar-se no bacio entre 5 a 10 minutos (não mais), e a voltar a vestir-se.
3. Dê explicações simples repetidamente e sublinhe a explicação pondo fraldas molhadas ou sujas dentro do bacio. Quando o seu filho usar o bacio como esperado, elogie-o ou dê-lhe um prémio.
Este método funciona bem quando a criança urina ou defeca em horários previsíveis. Dar o estímulo e a recompensa necessários torna-se difícil se a criança tem horários imprevisíveis. Neste caso, o melhor é atrasar a aprendizagem até que a criança possa antecipar a necessidade de ir sozinha à casa de banho.
II. Método com o uso de um boneco
1. Ensine o seu filho os passos a seguir na casa de banho simulando que o boneco está sentado no bacio. Elogie o boneco por ter as calças secas e por cumprir satisfatoriamente cada passo do processo.
2. A seguir, o seu filho imita o processo, repetidamente, com o boneco, elogiando-o também.
3. O que se pretende é que a criança siga os mesmos passos sempre que tiver vontade de ir à casa de banho. Sempre que o fizer, elogie e recompense o comportamento.
Se o seu filho se negar a sentar no bacio, deixe que se levante e tente de novo depois de comer. Se continua a resistir durante dias, o melhor é adiar o treino do bacio até que se mostre preparado.
Elogiar ou recompensar o facto de se sentar com êxito no bacio dá bons resultados. Uma vez estabelecido o padrão, recompensa-se cada êxito, deixando-se gradualmente de o fazer.
Convém reforçar que deixar as fraldas e passar a usar o bacio, é uma fase muito exigente para qualquer criança, envolvendo a aquisição de uma série de competências e de tempo para que possam ser devidamente exercitadas e interiorizadas.
Tem um filho sensível? Saiba como um animal de estimação o pode beneficiar