Apesar do esforço das escolas e dos professores o tempo que o professor dispõe para cada aluno é limitado.
Para a criança ser bem-sucedida na escola, os pais e familiares mais chegados têm que se envolver ativamente em todo o processo educativo da criança.
Os pais/educadores devem envolver-se o mais cedo possível no percurso escolar da criança.
Por um lado, perceber a Escola e o contributo de cada grau escolar para o desenvolvimento da criança e saber como potenciar a aprendizagem e o gosto por aprender, é fundamental para que os pais possam compreender a motivação e os problemas que a criança possa estar a sentir na escola.
Por outro, envolver-se com Escola, professores e todos os profissionais de educação que convivem com a criança, conhecer o programa escolar, participar nas reuniões e nos encontros escolares, conhecer as famílias e os colegas de turma, contribuir com novas ideias de atividades ou ações que valorizem o espaço e a experiência de aprendizagem. Enfim, participar, contribuir positivamente, valorizar e mostrar à criança que se preocupam e se interessam por tudo aquilo que lhe diz respeito.
Só o envolvimento diário permite ajudar a criança a compreender e ultrapassar as suas dificuldades (não só de aprendizagem mas também sociais e emocionais), incentivando-a para crescer saudável, feliz e realizada.
Está comprovado que o empenho consistente e responsável dos pais/educadores no processo escolar da criança, ao longo de toda a vida escolar, tem frutos seguros.
Vários estudos demostram que o trabalho contínuo e próximo que as famílias desenvolvem com a criança é um fator determinante para o seu sucesso escolar, mais do que o nível de rendimento familiar ou o grau de escolaridade dos pais.
O interesse que os pais/educadores demonstram pela vida escolar dos seus filhos, transmite-lhes entusiamo e motivação e ajuda-os a compreender que aprender pode ser prazeroso e muito compensador e que vale bem todo o esforço exigido.
Os pais devem envolver-se desde cedo e manter-se envolvidos durante toda a vida escolar dos seus filhos. Sabemos que os pais são o modelo dos filhos. A criança tende a imitar e a reproduzir as atitudes e comportamentos que observa no adulto.
Se os pais adotarem uma atitude positiva face à escola e ao saber, se valorizarem a curiosidade e estimularem a vontade de explorar e aprender coisas novas, a criança vai estar predisposta a viver intensamente a escola e adquire naturalmente o gosto pelo saber.
Os pais devem sentar-se com os seus filhos todos os dias para os ajudar a ler melhor, resolver problemas de matemática, praticar ciência, valorizar o estudo de história, das ciências sociais, arte e música. Devem ajudar a criança a compreender que a aprendizagem é um processo contínuo e fator decisivo de valorização não só como aluno ou profissional, mas como pessoa e cidadão de um mundo cada vez mais “pequeno” e competitivo.
Bibliografia: U.S. Department of Education – Office of Communications and Outreach, Helping Your Child Succeed in School, Washington, DC, 2005