Estimular é todo o conjunto de actividades do dia a dia, físicas, motoras, emocionais, isto é, toda a interacção do seu filho com o mundo que o rodeia.
- A importância de estimular os sentidos do seu bebé
- Os sentidos
- A linguagem
- Estimulação motora e cognitiva
- Socialização e estímulos emocionais
- O afeto
Um atraso significativo no desenvolvimento da linguagem poderá ter um impacto negativo na aprendizagem futura da criança, nomeadamente, na aquisição de competências de leitura e escrita. Este impacto negativo influencia, naturalmente, todo o percurso escolar e de aprendizagem da criança, ao mesmo tempo que pode provocar alguns problemas de auto estima na criança que não se vê ao mesmo nível dos seus pares. A desmotivação para a aprendizagem e o afastamento da escola são outras possíveis consequências que só serão ultrapassadas com um intenso trabalho e acompanhamento da criança.
O estímulo inicial dos mecanismos fisiológicos da linguagem tem origem nos reflexos da deglutição e mastigação. A introdução dos alimentos sólidos na alimentação da criança é, por isso mesmo, uma etapa fundamental para o futuro desenvolvimento da capacidade de vocalização. Mas existem outras formas de estimular e reforçar esta competência na criança como o hábito de “conversar” e ouvir a voz da mãe e de familiares próximos, de ouvir música regularmente e de manipular brinquedos que produzam sons distintos e apelativos.
Esta interação social e a exposição regular a diversas fontes de estímulos sensoriais contribuem, também, para o estabelecimento de relações emocionais equilibradas e para que a criança cresça num ambiente onde se sente segurança, desejada e amada.
Para além de conversar e responder às tentativas de comunicação do bebé, leia para ele logo desde a 20 ª semana de gestação, quando ainda está na sua barriga. Nesta altura, o sistema auditivo do bebé já está suficientemente desenvolvido para reconhecer a sua voz.
Mais tarde, crie e incentive o hábito de leitura e a imaginação no seu filho lendo ou contando uma pequena história, todos os dias, à hora de deitar. Peça-lhe para ser ele a contar a história, mesmo que ainda não saiba ler.
As crianças têm uma capacidade incrível de memorização e de atenção ao detalhe. Para elas, estes pequenos mundos de fantasia são bem reais. Quando for maior, pode ler com ele, soletrando e apontando para as palavras. A criança vai ganhando consciência das regras de escrita – de cima para baixo e da esquerda para a direita – , dos conceitos de construção das frases, das palavras e das letras. Use a linguagem corretamente, evitando a “conversa de bebé”.
Não se esqueça que o principal motor da aprendizagem é a imitação!