Quando começar a ler à criança? Esta é uma dúvida de muitos pais. Pode começar a conversar e a ler para o seu filho muito antes de ele nascer.
Quando nascer, o seu bebé já reconhece a sua voz e consegue distingui-la de todas as outras. Ouvir a voz da mãe, tranquilizam, conforta e dá segurança.
O gosto pela leitura e o hábito de ler podem ser iniciados precocemente. O contacto com os livros, contar histórias e aproveitar todos os pequenos momentos para comunicar e conversar com a criança, são formas de incentivar o gosto pelas palavras e acalmar o bebé.
Compre livros adequados à idade do seu filho, quer em termos de conteúdos como forma e material. Os bebé adoram os livros de plástico coloridos para o banho.
Crie o hábito de leitura diário, nem que sejam 5 minutos antes de deitar. Integre esse momento nas rotinas do sono. Incentive a criança a interagir com o livro e com as palavras, seja pelas texturas, pela cor ou pelas imagens.
No fundo, o que realmente importa é despertar na criança a vontade de descobrir coisas novas, ouvir e contas histórias e divertir-se com os livros.
Quando ler para o seu filho, use tons de voz diferentes consoante as palavras ou as situações descritas.
Peça-lhe para descrever as imagens, imaginem juntos uma aventura a partir das ilustrações, aproveite para ensinar as cores, o nome dos animais e as lições que cada conto infantil tem para ensinar.
Os livros de rimas são excelentes para o desenvolvimento da linguagem. Depois de tantas vezes a ouvir a mesma história (e as crianças adoram repetir as suas histórias preferidas), começam a memorizar as palavras e a aprender a pronunciá-las corretamente.
Se passar algum tempo dos eu tempo livre a ler, o seu filho vai ter em si um exemplo e, como as crianças aprendem muitos dos seus hábitos por imitação dos pais, cedo se vão deliciar quando brincam com os livros, ainda antes de os saberem ter.