Lembra-se de todas as lengalengas que aprendeu na infância, em que repetia as palavras até à exaustão?
Pois é, se tem um bebé que vai começar a desenvolver a fala em breve, poderá ser vantajoso vasculhar os fundos das gavetas da sua memória e tirá-las para fora; estas poderão ser benéficas para o desenvolvimento da fala do seu pequenino.
Isto das lengalengas, que envolvem a repetição sucessiva de palavras e de sequências de vocábulos, vem na sucessão de um estudo recente conduzido pela Universidade de Maryland, EUA, cujos resultados apontam que a repetição de palavras pelos pais aos bebés beneficia a aprendizagem da linguagem nos pequeninos.
“Os pais que repetem palavras aos seus bebés com mais frequência têm, após ano e meio, filhos com melhores competências linguísticas”, afirmou Rochelle Newman, coautora do estudo e diretora do Departamento de Ciências da Audição e da Fala daquela instituição universitária.
A investigadora acrescentou ainda que “recentemente tem havido um grande enfoque no facto de simplesmente se falar mais à criança; mas a forma como se fala à criança é importante. Não se trata apenas do número de palavras.”.
Para o estudo, Rochelle Newman, Nan Bernstein Ratner, docente no mesmo Departamento, e Meredith L. Rowe, docente de Educação na Universidade de Harvard, EUA, acompanharam discursos de fala materna dirigida a bebés de cerca de 7 meses de idade.
As investigadoras mediram especificamente a capacidade de o bebé compreender a linguagem aos 7 meses de idade e, mais tarde, os resultados em termos de vocabulário dos mesmos aos 2 anos de idade.
As investigadoras apuraram que as crianças com competências linguísticas mais fortes apresentavam diferenças em relação às outras: os seus pais tinham-lhes repetido palavras com mais frequência, bem como apresentavam uma maior predisposição para a linguagem e, assim, uma melhor capacidade de processamento da mensagem verbal.
“Tanto a criança como o progenitor desempenham um papel nos resultados em termos de linguagem da criança posteriormente”, considerou Nan Ratner. Sendo assim, ambos são importantes no processo de aquisição linguística na criança.
As autoras consideram que o que descobriram poderá ter repercussões imediatas nas famílias. Apesar de os pais falarem mais devagar e de uma forma um pouco cantada aos seus bebés, podem igualmente repetir o vocabulário e maximizar, desta forma, o desenvolvimento da linguagem na criança.
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