O Natal é normalmente a festividade mais esperada do ano pelas crianças. O brilho das decorações na rua e em casa, os encontros familiares, o cheirinho da canela e outras especiarias, a música que se ouve na rua e, claro, a antecipação das prendas na madrugada do dia de Natal, concorrem para tornar esta quadra a preferida das crianças. Sejamos sinceros, e a de muitos adultos também!
Este Natal, não há nada como um bom filme que lembre o lado bom da vida e para ser partilhado em família!
Sugerimos assim 7 filmes para ver em família para este Natal. Não são todos com a temática de Natal, mas estão perfeitamente adequadas para a quadra.
Assim, ponham uns docinhos de Natal no prato, uma chávena de chocolate quente ou um chá com especiarias, e voilá!
Jingle Jangle: Um Natal Mágico (2020)
Esta história musical tem como protagonista um criador de brinquedos, que é traído pelo seu aprendiz quando este lhe rouba uma criação valiosa. A neta, uma menina corajosa e meiga, decide ir recuperar o objeto roubado. E assim, inicia uma fantástica aventura.
Décadas após ter sido traído pelo seu aprendiz, um outrora alegre criador de brinquedos encontra uma nova esperança quando a sua gentil e curiosa neta entra na sua vida.
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018)
Este filme é inspirado no mais famoso ballet de Natal: o Quebra-Nozes, composto por Tchaikovsky, o qual, por sua vez foi baseado no original conto de Natal O Quebra-Nozes de E.T.A. Hoffman.
Clara, uma jovem esperta e independente, prepara-se para passar o primeiro Natal sem a sua mãe. Quando perde uma chave mágica que é a única forma de abrir um presente de valor incalculável oferecido pelo padrinho, a jovem decide então ir recuperá-la. Inicia assim uma aventura surpreendente. Através de um misterioso fio dourado, Clara acaba por ir parar a um estranho mundo paralelo. Este mundo tem quatro reinos: Reino dos Doces, o Reino das Neves, o Reino das Flores e o sinistro Quarto Reino. Uma história verdadeiramente mágica da Disney que irá agradar a toda a família.
Klaus (2019)
Jasper é o filho mimado e egoísta do dono de uma empresa de correios e Klaus é um fabricante de brinquedos solitário. O pai, na tentativa de mudar os comportamentos do filho, obriga Jasper a abrir uma filial dos correios em Smeerensburg, uma povoação fria e cinzenta. Para voltar para casa, a empresa tem que ter sucesso. Lá, Jasper conhece Klaus, que mora sozinho e e tem uma arrecadação repleta de brinquedos. Uma ideia de Jasper para ter sucesso com a nova filial de correios, é início do que teria tudo para ser uma improvável amizade com Klaus. De forma muito original, Klaus é um filme que conta ainda a origem das lendas relacionadas com o Pai Natal.
Jasper percebe que esta é a sua oportunidade de voltar para casa e espalha pela cidade que todas as crianças que enviem uma carta para Klaus vão receber um presente!
Um Conto de Natal (2009)
Um clássico intemporal de Charles Dickens, esta versão cinematográfica de “Um Conto de Natal“, conta com Jim Carrey.
Quem não conhece Ebenezer Scrooge, o velho avarento que tem deliciado gerações e gerações com a renovação do espírito natalício? O Scrooge começa a época de Natal com o seu habitual mau humor. Paga uma ninharia ao seu assistente que apesar do pouco dinheiro que tem, passa um Natal feliz rodeado da família. Rejeita o convite do seu alegre e carinhoso sobrinho para passar o Natal com ele. Mas quando os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro o levam numa viagem, dá-se uma transformação. Perante a revelação de muitas verdades, o velho avarento vai abrir o coração e tornar-se num homem novo, alegre e generoso.
Sozinho em Casa (1990)
O filme Sozinho em Casa é obrigatório em qualquer lista de filmes a ver em família no Natal! Com 30 anos de existência (em 2020), este filme é um dos mais aclamados de sempre e tornou-se num verdadeiro clássico de Natal. Kevin McCalister, um miúdo com oito anos de idade, é deixado acidentalmente em casa pela família que parte para as férias de Natal. Não havendo ninguém para assumir os comandos, o nosso pequeno herói tenta fazer as várias tarefas como pode. Afinal há que comprar comida, prepará-la, lavar a sua roupa e ele é desajeitado. E depois há ladrões para expulsar de casa…
Crónicas de Natal (2018)
Os irmãos Kate e Teddy são um pouco travessos. Ao tentarem apanhar em flagrante o Pai Natal no momento da sua chegada, destroem acidentalmente o seu trenó. Agora é preciso salvar o Natal pois os presentes das crianças à volta do mundo estão em risco de nunca chegarem. Assim, começa uma fascinante aventura em que os dois irmãos passam uma noite inteira a ajudar o Pai Natal. Podem também ver as Crónicas de Natal, parte 2, que saiu em 2020.
Música no Coração (1965)
Este filme não é passado no Natal no Pólo Norte, mas sim nas lindas paisagens alpinas da Áustria durante os meses mais quentes. Maria, uma noviça rebelde mas com um coração de ouro, é encarregada de ser a governanta de sete crianças órfãs de mãe. Estas crianças são filhas do Capitão von Trapp, que desde que tinha ficado viúvo educava as crianças com um rigor militar. Maria que não concorda com os métodos educativos de von Trapp, muda completamente os hábitos familiares, não sem passar pelo desagrado do pai. Com a sua forma terna de educar as crianças, acaba por conquistar o seu coração e …o coração de von Trapp. Um filme lindíssimo que mostra o lado belo da vida e aquece o coração! Não poida faltar nesta pequena lista de filmes de Natal!
Fontes: Netflix, Wikipedia, Good Housekeeping