A adolescência é uma fase em que as emoções estão à flor da pele, em que pode surgir alguma revolta, algum ativismo saudável que faz com que os miúdos lutem pelas causas em que acreditam e que se baseiam nos valores que os pais lhes passaram.
Esta é uma fase extremamente importante na vida das crianças e a leitura deve fazer parte dela. Por isso mesmo fomos procurar os melhores livros para adolescentes e deixamos aqui uma seleção de 10 livros inspiradores que todos os adolescentes devem ler.
O Diário de Anne Frank
de Anne Frank
O Diário de Anne Frank é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8º ano.
Anne Frank é a típica adolescente que discute com a mãe e fantasia com rapazes, mas é obrigada a crescer muito repentinamente devido aos tempos em que vivia. Durante a Segunda Guerra Mundial, em plena ocupação nazi, Anne Frank e a família são obrigados esconder-se num sótão em Amsterdão durante dois anos para evitar serem levados para os campos de concentração. Trata-se de um diário de uma adolescente, posteriormente publicado pelo seu pai, que viveu numa das épocas mais difíceis da história da humanidade. Relatado na primeira pessoa, é um livro que ajuda a compreender um pouco melhor sobre o dia a dia dos judeus numa época em que Hitler queria exterminá-los do mundo.
A Lua de Joana
de Maria Teresa Maia Gonzalez
Este é um livro que toca num tema bastante sensível, mas que é um fruto proibido e, por isso, muito apetecido entre a comunidade jovem: a droga. Também este é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8º ano de escolaridade.
A história relata a vida de duas jovens, a Joana e a sua melhor amiga. Quando a melhor amiga de Joana morre de overdose, a adolescente começa a escrever-lhe cartas a contar-lhe o seu dia. Depressa Joana se apercebe que a toxicodependência é algo que não morreu com a sua melhor amiga.
Trata-se de um história tão forte que marcou uma geração inteira em Portugal e continua a ser um ex-libris da literatura juvenil.
O Ódio que Semeias
de Angie Thomas
Starr tem 16 anos e move-se entre dois mundos: o seu bairro problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos.
O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia contra Khalil, o seu melhor amigo.
A partir daí, pairam sobre Starr ameaças de morte: tudo o que ela disser acerca do crime que presenciou pode ser usado a seu favor por uns, mas sobretudo como arma por outros.
Um poderoso romance juvenil, inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pela luta contra a discriminação e a violência.
As Vantagens de Ser Invisível
de Stephen Chbosky
Um livro repleto de um pouco de tudo o que acontece na vida de um adolescente: primeiro encontros, sexo, dramas familiares, novas amizades, amores e perdas. A verdadeira montanha-russa que é a vida de um adolescente.
O livro foi, entretanto, adaptado ao grande ecrã e chegou aos cinemas em 2012.
O Tatuador de Auschwitz LIVRO
Esta a história verídica de um amor em tempo de guerra!
Relata a história assombrosa do tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração – um dos episódios mais extraordinários e inesquecíveis da altura que se vivia, o Holocausto.
O protagonista, Lale Sokolov, é incumbido da tarefa de tatuar os prisioneiros marcados para sobreviver – gravando uma sequência de números no braço de outras vítimas como ele – com uma tinta indelével.
À espera na fila pela sua vez estava Gita. Para Lale, um sedutor, foi amor à primeira vista, que ficou determinado não só a lutar pela sua própria sobrevivência mas também pela desta jovem.
Uma história de amor e sobrevivência no meio de um campo de concentração, que mostra de forma emocionante como o melhor da natureza humana se revela por vezes nas mais terríveis circunstâncias.
Eu, Malala
de Malala Yousafzai e Christina Lamb
Este livro está incluído no Plano Nacional de Leitura para os alunos do 3º ciclo de escolaridade.
No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos, Malala – uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas – tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo.
Persépolis
de Marjane Satrapi
Este também é um livro sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres. Trata-se de uma história verídica sobre a infância e adolescência da escritora e ilustradora Marjane Satrapi no Irão, numa altura em a monarquia dava lugar à Revolução Islâmica e à guerra com o Iraque.
Com esta memória divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância.
Mulherzinhas
de Louisa May Alcott
As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy passam por um período difícil depois de verem o pai partir para a guerra e de se confrontarem com problemas económicos inesperados. No entanto, a união familiar e o espírito lutador que conseguem manter juntamente com a mãe ajudam-nas a ultrapassar todas as dificuldades. Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, conseguem surpreender e continuar a ser fiéis aos seus sonhos, vivendo todos os dias com esperança e boa disposição.
Um livro que nos dá o retrato de uma família de classe média americana do seu tempo, sublinhando os seus principais valores morais, e em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades.
Todos Devemos Ser Feministas
“Peço-vos que sonhem e planeiem um mundo diferente.
Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais fiéis a si mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos de criar as nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de uma maneira diferente.”
O que é que o feminismo significa hoje em dia?
Neste ensaio pessoal – adaptado de uma conferência TED – Chimamanda Ngozi Adichie apresenta uma definição única do feminismo no século XXI. A escritora parte da sua experiência pessoal para defender a inclusão e a consciência nesta exploração sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje. Um desafio lançado a mulheres e homens, porque todos devemos ser feministas.
Eleanor & Park
de Rainbow Rowell
Dois inadaptados. Um amor extraordinário.
Eleanor… é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park… é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.
Quando Éramos Mentirosos
de E. Lockhart
A família Sinclair parece perfeita. Ninguém falha, levanta a voz ou cai no ridículo. Os Sinclair são atléticos, atraentes e felizes. A sua fortuna é antiga. Os seus verões são passados numa ilha privada, onde se reúnem todos os anos sem exceção. É sob o encantamento da ilha que Cadence, a mais jovem herdeira da fortuna familiar, comete um erro: apaixona-se desesperadamente.
Cadence é brilhante, mas secretamente frágil e atormentada. Gat é determinado, mas abertamente impetuoso e inconveniente. A relação de ambos põe em causa as rígidas normas da família. E isso simplesmente não pode acontecer. Os Sinclair parecem ter tudo. E têm, de facto. Têm segredos. Escondem tragédias. Vivem mentiras. E a maior de todas as mentiras é tão intolerável que não pode ser revelada. Nem mesmo a si.
O Diário Secreto de Adrian Mole Aos 13 Anos e 3/4
Este é um diário de um rapaz que prometo nunca beber álcool e espremer borbulhas! Aqueles típicos pensamentos de adolescentes.
Mas não é só o acne e o álcool que incomodam Adrian Mole, um rapaz de 13 anos (e três quartos), que vive em Inglaterra. Entre a nova namorada, os problemas dos pais e o casamento da princesa Diana, este adolescente tem muito sobre o que escrever no seu diário. Muitas vezes, interpreta de forma errónea o que acontece ao seu redor, o que lhe dá um carácter trágico mas muito cómico.