As crianças são normalmente bastante ativas e por isso é importante que andem vestidas e penteadas de forma prática.
E agora que recomeça um novo ano letivo, é mais que nunca importante evitar ter um cortinado de cabelo, por mais bonito e saudável que seja, em frente aos olhos enquanto se tenta resolver aquele temível exercício de matemática!
Portanto, esta é uma excelente altura para praticar os seus dotes de estilista de cabelo com estes penteados para crianças que selecionámos.
Apresentamos vários penteados que achamos fáceis, rápidos, bonitos e práticos, para madeixas curtas e longas, lisas e encaracoladas. Procurámos descrever como são feitos, passo a passo.
Aconselhamos que adquira um pente com uma ponta em metal pois torna a separação das madeixas do cabelo muito fácil. Pode encontrar um aqui.
As pequenas princesas não vão resistir e os pais apressados já não têm desculpa para se limitarem ao clássico rabo de cavalo!
1. Coque
Além de ser muito fácil de fazer, o coque adapta-se a cabelos médios a longos e lisos, encaracolados e afro. É ainda uma excelente opção tanto para filhas, como para mães. Eis como fazer:
- Penteie o cabelo na direção do topo da cabeça
- Junte o cabelo todo como se fosse fazer um rabo de cavalo no topo da cabeça e enrole-o
- Assim que estiver enrolado faça uma rosca
- Prenda com um elástico ou com ganchos
2. Coque duplo
À semelhança do coque, este penteado requer cabelos médios a longos. Pode ser feito também em cabelos lisos, encaracolados ou afro. Os resultados são normalmente bastante bonitos
- Separe todo o cabelo ao meio, como se fosse fazer dois totós.
- Enrole as duas partes do cabelo e faça uma rosca com cada
- Prenda cada um dos coques com um elástico ou ganchos
3. Trança presa
Dos penteados para crianças para o dia-a-dia, este é um pouco mais demorado. Contudo, uma trança embutida irá garantir que a sua filha não irá ter qualquer incómodo com a cabelo ao longo do dia. É adequada a todos os tipos de cabelo.
- Penteie o cabelo e separe uma pequena madeixa a meio do topo da cabeça, da parte da testa.
- Agora, separe mais duas madeixas de cada lado para iniciar uma trança.
- Cruze a madeixa do lado direito sobre a do meio
- Faça o mesmo com a madeixa do lado esquerdo
- Antes de voltar a cruzar a madeixa do lado direito, acrescente-lhe um pouco de cabelo solto, do que estiver mais próximo da testa, continuando a segurar nas outras madeixas
- Faça o mesmo com a madeixa do lado esquerdo, acrescentando a mesma quantidade de cabelo que pôs no lado direito
- Repita esta operação de acrescentar cabelo solto antes de cruzar as madeixas do lado esquerdo e direito, até chegar à nuca e não haver mais cabelo solto
- Continue a trança como normalmente faz
- Prenda com um elástico
4. Trança presa lateral
É feito usando a mesma técnica que a trança embutida, mas com algumas diferenças. Embora pareça complicada, acaba por ser relativamente fácil e fica muito bonita especialmente num cabelo comprido e grosso.
Para as meninas que adoram a princesa Elsa, é sucesso mais que garantido!
Devido ao facto de ser muito mais fácil ilustrar este penteado através de imagens, encontrámos um tutorial no You Tube de Claire Ashley que demonstra a técnica fazendo uma trança embutida lateral passo a passo:
- Divida o cabelo, após fazer o um risco de um dos lados da cabeça
- Separe uma madeixa no topo da cabeça, na parte da testa, na secção maior e divida-a em dois
- Cruze a madeixa mais acima sobre a outra na direção lateral, da mesma forma como quando se faz uma trança
- Agora cruze a outra madeixa, mas adicionando previamente um pouco de cabelo solto antes de a cruzar
- Repita o mesmo com a outra madeixa, adicionando também uma secção de cabelo solto
- Repita a operação até chegar com as duas madeixas abaixo da orelha, perto da nuca, e o cabelo estar todo integrado nas duas madeixas
- Divida as duas madeixas em três secções e faça uma trança normal com o resto do cabelo
5. Madeixa presa lateral
A madeixa embutida lateral funciona como a trança embutida lateral. A diferença é que irá fazer apenas uma trança de três secções a partir de uma madeixa do cabelo de forma apenas com o cabelo que está à volta do rosto. O cabelo que fica para trás do contorno do rosto permanece solto.