Birras em público: 4 dicas eficazes. Não há nada pior do que, à hora de dormir, o seu pequenote decidir fazer uma birra daquelas em que deixa o chão brilhante de tanto espernear!
Acho que temos que reformular esta afirmação porque há algo bem pior do que as birras na hora de dormir: as birras em público!
Todos os pais já deverão ter testemunhado os seus adoráveis anjinhos a berrarem e espernearem no chão em pleno centro comercial, supermercado ou mesmo na rua. E certamente sentiram a humilhante sensação de serem os piores pais do mundo devido aos olhares reprovadores do público.
Sim, as birras em público podem realmente ser muito embaraçosas e causar imenso stress. Por isso mesmo, deixamos 4 dicas de uma especialista em parentalidade, Amy Mc Cready.
1 – Esteja preparado
Para minimizar o risco de birras em público, é fundamental preparar-se de antemão antes de sair com o seu filho.
Para tal, pense nos locais onde planeia ir e o que estímulos ou locais poderão eventualmente desencadear uma birra. Depois, prepare-se adequadamente para poder evitar esses estímulos ou locais e assim evitar essa eventual birra.
Pense por exemplo, se vão passar por uma montra de uma loja de brinquedos que normalmente conduz a uma birra por não dar este ou aquele brinquedo ao seu filho. Assim, neste caso pode procurar uma alternativa de trajeto para não passarem pela tal montra.
Outra dica importante é munir-se de brinquedos, papel e lápis de cor para manter o seu “anjinho” ocupado. Escolha os que ele mais gosta e com os quais passa mais tempo.
No entanto, outra forma de se estar preparado é para a eventualidade de a birra se concretizar. Assim, prepare-se mentalmente lembrando-se que as birras em público são algo absolutamente normal no desenvolvimento das crianças. Mais ainda, tente lembrar-se que não tem que se preocupar com o que pensam as pessoas.
2. Dê ao seu filho uma tarefa
Se vai, por exemplo a um hipermercado com uma lista de metros e metros de comprimento, a possibilidade de birras em público aumenta exponencialmente.
Para evitar o risco de birra, pode atribuir ao seu filho uma tarefa, envolvendo-o assim no que vai fazer. Pode por exemplo, pedir-lhe para fazer de detetive e descobrir onde podem estar os cereais de pequeno-almoço ou os iogurtes, pedir-lhe para contar o número de laranjas a por no saco, localizar a letra A ou B nas embalagens e muito mais!
Pode ainda dar-lhe uma lista feita previamente em casa, e um lápis, com vários itens a localizar: uma embalagem retangular grande, uma lata, uma frasco, um cão desenhado num rótulo, um produto totalmente verde, outro esférico, etc. A ideia é o seu filho ir assinalando cada um dos itens da lista e receber um pequeno prémio se os localizar todos.
Dar responsabilidades às crianças pode fazer milagres pois elas sentem-se crescidas, importantes e…responsáveis! Simultaneamente, com estas pequenas dicas poderá tornar as compras uma tarefa divertida.
3. Controle a forma como reage
A sua reação às birras em público do seu filho poderão surtir um efeito positivo ou tornar tudo ainda pior. Uma reação excessiva sua pode dar ao seu filho a sensação de poder sobre si quando está em público. Pode assim repetir a birra. Se não reagir, está a arriscar não ajudar o seu filho a controlar as fortes emoções que desencadearam a birra.
É importante perceber aqui o tipo de birra. É que a criança pode fazer uma birra por dois motivos diferentes, considera Daniel Siegel, especialista em comportamento infantil.
Um destes motivos é de manipular o adulto para conseguir algo. Assim que a criança consegue o seu objetivo, a birra termina, subita e miraculosamente. Neste caso, o melhor será ignorar a birra pois assim vai demonstrar que não se deixa manipular. Para tal, procure evitar olhar, repreender a criança, nem tampouco negociar.
Por outro lado, as birras em público podem ser desencadeadas por uma impossibilidade de a criança controlar as suas próprias emoções. É uma reação instintiva, em que a criança foi levada a ultrapassar os seus limites físicos e emocionais, entrando literalmente em colapso. Isto acontece quando a criança fica totalmente esgotada. Neste caso, deve interferir, ajudando a criança a acalmar.
4- Perante a birra, mude de ambiente
Quando o seu filho faz uma birra monumental em público, é, como vimos acima, bastante constrangedor. Outra dica para atuar perante as birras em público é mudar de ambiente. Procure localizar um local calmo onde não tenha um público inteiro a olhar para si. Assim, poderá ajudar o seu filho a ultrapassar a birra de forma mais consciente, enquanto acalma os seus nervos.
Lembre-se sempre que o facto de o seu filho fazer birras em público, não significa que é um mau pai ou mãe. As birras são frequentes em crianças pequenas e com uma boa gestão das mesmas, poderá lidar adequadamente com elas e até evitá-las.
Fonte: Positive Parenting Solutions