Para a criança ser bem-sucedida na escola e crescer consciente do seu valor e do esforço pessoal que isso exige, os pais/educadores têm que se envolver ativamente no processo de aprendizagem da criança.
Estabelecer, em conjunto com a criança, uma rotina do estudo saudável ajuda-a a esclarecer dúvidas, a fazer com sucesso os trabalhos de casa e a interessar-se por assuntos que não são abordados na sala de aula.
Participar e contribuir positivamente para as atividades escolares valoriza e prova à criança que os pais se preocupam e se interessam por tudo aquilo que lhe diz respeito.
Criar rotinas de estudo saudáveis
Dedicar tempo e definir um plano de trabalho diário conjunto é fundamentar para pais e filhos. Crie uma rotina. As crianças precisam de disciplina para crescer.
- Escolha um local específico de casa para estudar, tranquilo, arejado e com boa iluminação.
- Limpe a cabeça de preocupações, desligue a televisão, o telemóvel e tudo aquilo que possa interferir com a concentração de ambos.
- O tempo de estudo deve ser dedicado exclusivamente ao estudo.
Também se aprende a estudar
A rotina do estudo ajuda a criança a esclarecer dúvidas, a fazer com sucesso os trabalhos de casa e a interessar-se por assuntos que não são abordados na sala de aula. A pesquisa de informação, a troca de ideias com os pais, o aprender a fazer a mesma coisa de forma diferente, estimula a criança a querer saber mais e proporciona-lhe uma grande sensação de realização.
A rotina do estudo ajuda os pais a perceber que e como a matéria está a ser dada, se o programa curricular está a ser ou não cumprido e as dificuldades de aprendizagem da criança.
Esta consciencialização permite aos pais envolverem-se verdadeiramente com a vida escolar , a reconhecer sinais de alarme e a transmitir aos professores as verdadeiras dificuldades (ou anseios e medos) sentidas pela criança.
A proximidade entre pais e professores permite definir uma estratégia conjunta para ajudar a criança a ultrapassar dificuldades (de aprendizagem, sociabilização ou outras) com sucesso e otimismo. Para os pais é, também, uma forma de obter informação sobre o que podem fazer em casa para contribuir para o sucesso escolar dos filhos.
A família e a escola são parte integrante da vida da criança. Manter um fio condutor e o equilíbrio entre os dois espaços é saudável e vital para a criança. Transmite confiança, cria um clima propício à partilha de experiências e dá segurança.