Avaliação do desenvolvimento 12 meses
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 meses
Postura e motricidade global
- Passa de decúbito dorsal (deitado de costas para baixo) a sentado(a);
- Tem equilíbrio sentado(a);
- Gatinha;
- Põe-se de pé e baixa-se com o apoio de uma ou duas mãos.
Visão e motricidade fina
- Explora com energia os objetos e atira-os sistematicamente ao chão;
- Procura um objeto escondido;
- Tem interesse visual para perto e longe.
Audição e linguagem
- Tem resposta rápida aos sons suaves, mas habitua-se depressa;
- Dá pelo nome e volta-se;
- Jargão (vocaliza incessantemente em tom de conversa, embora completamente impercetível);
- Compreende ordens simples “dá”, “cá” e “adeus“.
Comportamento e adaptação social
- Bebe pelo copo com ajuda;
- Segura a colher mas não a usa;
- Colabora no vestir levantando os braços;
- É muito dependente do adulto;
- Demonstra afeto.
Sinais de alarme 12 meses
- Não aguenta o peso nas pernas;
- Permanece imóvel, não procura mudar de posição;
- Apresenta assimetrias;
- Não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma mão;
- Não responde à voz;
- Não brinca nem estabelece contacto;
- Não mastiga.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Promover a aquisição de capacidades motoras.
- Deixar a criança tomar algumas decisões visando a segurança.
- Reagir calmamente e com firmeza às birras.
- Manter os rituais do sono.
- Não entrar em conflito na hora da refeição.
- Estimular as tarefas/ordens simples; dar estímulo positivo após a realização destas.
- Oferecer cubos, dar vários objetos para as mãos.
- Falar sobre as separações com antecedência progressiva e cumprir as promessas.
- Evitar pressões para o controlo esfincteriano.
- Incentivar para que a criança peça quando quer algo, verbalizando o pedido, mesmo que se saiba o que ela deseja.
- Reforçar a necessidade de impor regras e limites e não ceder à chantagem da criança.
Desenvolvimento infantil
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013