Avaliação do desenvolvimento 5 anos
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 anos
Postura e motricidade global
- Fica num pé 3 a 5 segundos, com os braços dobrados sobre o tórax;
- Salta alternadamente num pé.
Visão e motricidade fina
- Constrói 4 degraus com 10 cubos;
- Copia o quadrado e o triângulo;
- Conta cinco dedos de uma mão e nomeia quatro cores.
Audição e linguagem
- Sabe o nome completo, a idade, morada e habitualmente a data de nascimento;
- Tem vocabulário fluente e articulação geralmente correta – pode haver confusão nalguns sons.
Comportamento e adaptação social
- Veste-se sozinho(a);
- Lava as mãos e a cara e limpa-se sozinho(a);
- Escolhe o(a)s amigo(a)s;
- Compreende as regras do jogo.
Sinais de alarme 5 anos
- É hiperactivo(a), distraído(a) e tem dificuldade de concentração;
- Apresenta linguagem incompreensível, substituições fonéticas, gaguez;
- Tem estrabismo ou suspeita de défice visual;
- Apresenta perturbação do comportamento.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Selecionar os programas televisivos / computador, bem como o horário e o período de tempo.
- Não ridicularizar os presumíveis medos / pesadelos / fobias, ajudando a resolver o sentimento de impotência.
- Continuar a proporcionar atividades que permitam à criança desenvolver a área motora.
- Ensinar-lhe a recortar e colar triângulos, quadrados e círculos de vários tamanhos e formar figuras.
- Pedir para que explique o significado de palavras simples e incentivar para que pergunte aquelas que não conhece.
- Continuar a proporcionar à criança responsabilidade, como por exemplo: ajudar em casa, dar recados.
- Incutir regras, impor limites, ajudar a lidar com os impulsos (roubo, mentira).
- Promover a participação em jogos para a promoção da sua personalidade (saber lidar com a timidez, submissão, vaidade, liderança, etc.).
Desenvolvimento infantil
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013