Os bebés têm memória? A memória é uma das funções mais fundamentais que nós seres humanos precisamos para o nosso desenvolvimento e convivência em sociedade, uma vez que vamos aprendendo com as nossas experiências, e essa aprendizagem só se efetiva se for guardada em algum lugar.
Apesar de ser uma pergunta de resposta simples, muitas pessoas se questionam se a memória está presente no bebé e a partir de que idade.
A resposta é, de facto, simples: é claro que os bebés têm memória, uma vez que se não a tivessem não conseguiriam desenvolver-se.
É claro também que à semelhança de todas as outras funções, a memória também se encontra em desenvolvimento no recém-nascido.
Estima-se que a área cerebral responsável pela memória se desenvolva a partir dos 6 meses de gestação. Por isso quando o bebé nasce, possui já a capacidade de se recordar, embora de processos muito simples e em grande parte, quase instintivos.
É óbvio que um bebé com duas semanas provavelmente não será capaz de se recordar do que aconteceu na semana passada, o que comeu em determinada hora, nem com quem esteve às 5 da tarde da última quinta-feira.
No entanto, a recordação, principalmente a nível sensorial existe e desempenha uma importância fulcral no seu dia-dia.
O recordar de vozes e cheiros fazem com que se sinta seguro (ou inseguro), que perceba que certas pessoas são para ele o porto de abrigo e, consequentemente, com uma importância grande na vinculando a elas.
A par disso, permite também que a criança comece a compreender as rotinas diárias e a adquirir noções essenciais como por exemplo o espaço temporal, onde se situa, identificar o dia/noite, horas de comer, horas de dormir.
À medida que a criança vai crescendo, a sua memória também e, consequentemente a sua capacidade em recordar de cada vez mais coisas e com mais complexidade.
Muitas pessoas associam a memória às recordações passadas e aos momentos vividos.
No entanto a memória não é só isso. Desempenha funções essenciais e fulcrais ao nosso desenvolvimento, muitas vezes sem que nos apercebamos disso.
Compreender a memória é compreender o desenvolvimento de todos nós, não só em crianças, mas em todas as fases da nossa vida. Essa tarefa tão importante que atribuímos ao recordar permite que consigamos fazer as coisas mais básicas da nossa vida mas também as mais complexas.