Crianças sobredotadas: atitudes que os pais devem ter.
A sobredotação não é um estado homogéneo. Não se pode falar de um perfil único de sobredotação.
Como as outras crianças, apresentam diferenças individuais entre si e só através do estudo adequado de cada criança, após um exame das suas diferenças peculiares, é que se poderá proporcionar uma educação adequada. Elas apresentam geralmente um conjunto de características muito próprias.
Crianças sobredotadas: atitudes que os pais devem ter
Certamente que grande parte dos problemas encontrados no percurso escolar desenvolvimental destes indivíduos não se atribui à sobredotação, mas sim ao facto da escola, o meio, a família e a sociedade em geral não serem capazes de entender e atender às suas características especiais numa perspetiva inclusiva.
Os pais devem:
- Responder e fazer perguntas com paciência e bom humor.
- Procurar informação para responder a perguntas que desconheçam.
- Conversar com o filho, discutir acontecimentos e situações pelas quais ele se interesse
- Elogiar e encorajar os seus pontos fortes.
- Ajudar a aceitar e a reconhecer as suas limitações.
- Proporcionar um melhor desenvolvimento das suas capacidades (maximizando as áreas fortes e estimulando as mais fracas).
- Dar-lhe espaço para o seu trabalho e passatempos.
- Alertar a escola para a situação; colaborar com ela, fornecendo “dicas” para o Plano de Desenvolvimento.
- Reunir informação sobre respostas existentes (legislação, programas de enriquecimento, etc.).
- Esclarecer-se sobre o tema fazendo formação.
Os pais não devem:
- Tratar uma criança sobredotada como um adulto só porque possui capacidades extraordinárias.
- Ignorá-la ou culpabilizá-la por questionar e querer aprender tudo (embora, por vezes, se torne cansativo).
- Enganá-la pois o seu juízo moral perceberá facilmente que lhe estão a mentir e é muito difícil recuperar a sua confiança.
- Deixar a criança desrespeitar regras, não acolher rotinas.
- Exigir dela mais do que pode dar.
- Exibir a criança e os seus dotes.
- Manter-se demasiado ocupados, de forma a estar pouco disponíveis para o filho
- Preencher demasiado o tempo da criança com atividades, de modo a que a criança fique sobre ocupada.
- Ficar demasiado ansiosos face às exigências próprias desta realidade.
- Criar expectativas exageradas, nem subvalorizar a situação.
Fonte: Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas – www.apcs.co.pt [consultado online em outubro de 2013]