Desenvolvimento da noção temporal
Quando é que a criança tem noção do tempo? A noção da sequência temporal, horas, dias, semanas, … evolui gradualmente e vai-se consolidando nos primeiros anos de vida em conjunto com as memórias.
O desenvolvimento da linguagem é um fator essencial da estruturação da noção temporal: o emprego de pronomes (eu, tu, ele), verbos auxiliares sobretudo (ser e ter) e do tempo verbal (presente, imperfeito, futuro) permitem que a criança adquira gradualmente a noção da temporalidade.
Noção de temporalidade (idades aproximadas):
- Reconhecer um dia da semana: 4 anos
- Reconhecer a manhã, tarde: 5 anos
- Indicar o dia da semana: 6 anos
- Indicar o mês: 7 anos
- Indicar o ano: 8 anos
- Indicar o dia do mês: 8-9 anos
- Avaliar a duração de uma conversa: 12 anos
- Indicar a hora, com uma aproximação de 20 minutos: 12 anos
A adaptação ao tempo é função do desenvolvimento do conjunto da personalidade. Só por volta dos 13-14 anos é que a criança possui um conjunto consistente de lembranças pessoais apesar de manter muitas memórias da infância. Estas memórias são muitas vezes dispersas no tempo. Aconteceram algures, mas sem precisão.