3 dias? 3 dias apenas para o seu filho deixar as fraldas? Sim, é possível para muitas crianças. Contudo, deve denotar que o desfralde dependerá mais do desenvolvimento da criança, do que todas as técnicas que tenha para aplicar. Relembre-se sempre que algumas crianças estão prontas mais cedo, que outras. Reconhecer esses sinais de prontidão é fundamental para um desfralde rápido e eficiente.
Quando começar o desfralde
O mais importante é respeitar o ritmo de cada criança. No entanto, sabe-se que entre os 24 meses e os 36 meses a grande maioria das crianças conseguira controlar os esfíncteres. Existem sempre casos excepcionais, de crianças com menos de 24 meses a largar as fraldas. Assim como, também, outros casos que precisam de passar os 36 meses, para desfraldar.
Para iniciar o desfralde, a criança já deve conseguir comunicar de forma a que os seus cuidadores percebam quando a levar à casa de banho. Se uma criança não falar, será mais difícil perceber quando efectivamente precisa de fazer xixi ou cocó.
Também é importante que a criança já perceba o que é xixi e cocó. Procure sinais como a criança sinalizar quando está a fazer xixi na fralda, ou mesmo, que comunique que tem cocó na fralda.
Procure perceber se a criança estará confortável em ir à casa de banho, experimentando senta-la numa sanita com redutor, ou num pote.
Para além da idade, atente também à estação do ano. A primavera e o verão são estações mais propícias ao desfralde, pois as crianças usam menos roupa e calçado aberto (ou mesmo descalças). Também, e devido ao calor que se faz sentir, as crianças tendem a transpirar mais e a urinarem menos.
3 dias bastará para desfraldar?
Os 3 dias serão apenas o arranque do desfralde. Ou seja, pretende-se que ao fim destes 3 dias a criança já saiba usar o pote ou sanita, aguentar algum tempo até o uso do mesmo e começar a comunicar, quando sente vontade. Nesta fase inicial requererá que o adulto relembre e leve a criança à casa de banho. Ainda levará algum tempo, para a criança pedir sempre que tem vontade ou mesmo ir de forma independente.
Antes dos 3 dias de desfralde
Escolha um fim-de-semana ou férias da família para dedicar estes 3 dias de desfralde. Opte por ficar em casa, onde pode controlar melhor as idas às casa de banho, assim como eventuais acidentes. Certifique-se que a criança não está doente, pois será mais difícil de cooperar.
Nos dias anteriores, comece a levar a criança consigo à casa de banho, para que esta entenda como tudo se processará dali a uns dias.
Pote ou redutor na sanita?
Há crianças que se adaptam perfeitamente ao redutor de sanita. Contudo, outras preferem o pote/penico, pois a altura da sanita poderá assusta-los. Antes dos 3 dias de desfralde, experimente que a criança se sente num ou noutro, perceba a reacção e com qual o seu filho se sentirá mais confortável para iniciar o desfralde.
Caso tenha uma casa grande, ou com vários andares, equacione a possibilidade de ter vários potes ou redutores, em várias casa de banho da casa.
Tipo de cuecas
Hoje em dia encontra no mercado fraldas semelhantes a cuecas, especificamente para crianças que começam o desfralde. Contudo, poderá ser confuso para a criança usar algo que se assemelha à fralda, podendo não perceber o objectivo do desfralde.
Opte por comprar cuecas de algodão, convidando a criança a escolher as cuecas consigo. Sugira cuecas com as personagens preferidas da criança, ou algum motivo que a cative. Isso será motivador para que a criança mantenha as cuecas limpas e sem acidentes.
Tipo de roupa e calçado
Para as meninas a tarefa pode ser simplificada pelo uso de saias e vestidos. Para além de na maioria dos casos não se molharem em caso de acidente, são mais simples para levantarem e conseguirem ir ao pote ou sanita sozinhas.
Para os meninos opte por calças ou calções largos, com elásticos leves, para que sejam fáceis de baixar e puxar para cima sem dificuldade.
Se estiver em casa, e caso tenha um pavimento confortável (como carpete ou madeira), deixe a criança andar descalça. Noutro tipo de pavimentos ou na rua, opte por sandálias de borracha ou chinelos, para lavar mais facilmente.
Premiar o sucesso
Escolha um prémio para dar à criança, quando esta tiver uma ida bem sucedida à casa de banho, como pequenos brinquedos ou autocolantes. Escolha algo que a criança goste muito, para a motivar a continuar.
Desfralde em 3 dias
Dia 1
Vestir a criança sem fralda, com as cuecas novas que compraram juntos. Explique o que vai acontecer naquele dia, dizendo que vão tentar que as cuecas fiquem secas até ao final do dia. Vá dando água e frutas sumarentas à criança, ao longo do dia, para que esta sinta mais vontade de fazer xixi.
Comece por levar a criança ao pote ou sanita de 20 em 20 minutos. Não passe demasiado tempo com ela sentada. Deixe-a estar 1 a 2 minutos e volte dali a 20 minutos. Caso a criança comece a fazer xixi antes da ida ao pote, corra com ela até à casa de banho mais próxima e tente que os últimos pingos sejam feitos lá, para que entenda a sensação de vontade, com a ida à sanita.
Ofereça o prémio eleito, por cada ida bem sucedida à casa de banho. Caso haja um acidente, não se mostre triste ou humilhe a criança. Limpe-a, vista-a de novo e explique que vão tentar outra vez que as cuecas se mantenham secas.
Importante saber:
- se a criança não cooperar nas idas à casa de banho, repense se efectivamente estará preparada para desfraldar;
- se a criança tiver micções frequentes (de 5 em 5 minutos ou menos), esta não está preparada para desfraldar;
- passe ao dia 2 do desfralde, caso a criança tenha tido mais idas bem sucedidas à casa de banho, que acidentes.
Dia 2
Mantenha a rotina indicada no dia 1, aumentando o tempo de idas à casa de banho, para 30 ou 45 minutos de intervalo. Caso a criança esteja a reagir bem ao intervalo maior entre idas ao pote, programe uma saída de casa com a criança sem fralda.
Dicas importantes para primeira saída de casa sem fralda:
- espere que a criança faça xixi no pote/sanita antes de sair;
- programe um passeio de pelo menos 1 hora.
- não use o carro e faça um passeio perto de casa;
- vista roupas leves e confortáveis à criança e não coloque fralda;
- leve uma muda de roupa extra, em caso de acidente.
Dia 3
Continue a rotina dos dias anteriores, aumentando os intervalos de ida à casa de banho para 1h ou 1h30, caso sinta que a criança aguenta. Programe uma saída mais longa de casa, desta vez experimentando sair de carro.
Dicas importantes para saída de carro durante o desfralde:
- forre a cadeira auto da criança com resguardos, ou toalhas, em caso de acidente;
- leve um pote, papel e garrafa de água, caso a criança precise de fazer xixi e não tenha casa de banho próxima.
Depois dos 3 dias
Relembre-se que estes 3 dias serão apenas o arranque do desfralde. Ainda levará alguns dias ou semanas, até a criança começar a pedir para fazer xixi ou cocó, de forma autónoma. Por isso, mantenha a rotina de levar ou relembrar a criança de ir à casa de banho em intervalos mais ou menos fixos.
- Tabela do sono: quanto tempo deve o meu filho dormir?
- Afinal, com que frequência deve a criança tomar banho?
Desfralde nocturno
É normal a criança controlar o esfíncter de dia, mas não conseguir fazê-lo de noite. E poderá levar alguns meses ou mesmo anos para o conseguir fazê-lo. Contudo, também há muitas crianças que deixam as fraldas de dia e de noite na mesma altura.
Caso o seu filho acorde com a fralda seca na grande maioria das vezes, pode experimentar tirar. No entanto, se ocorrer a criança voltar a fazer xixi à noite, é sempre válido voltar a colocar a fralda e esperar mais algum tempo.
Dicas para desfralde nocturno:
- evitar oferecer líquidos à criança poucas horas antes de ir dormir;
- proteger a cama com resguardos, para evitar molhar o colchão;
- incentivar a criança a fazer xixi mesmo antes de ir para a cama (mesmo que tenha feito há pouco tempo).