Durante o acompanhamento de crianças, e para quem assiste às sessões, parece realmente que o terapeuta da fala está só a brincar com a criança.
Na verdade, é o que está a acontecer, mas não é somente isso! Na terapia da fala, recorre-se aos jogos e aos brinquedos como estratégias para trabalhar objetivos de intervenção.
De facto, o terapeuta da fala pode brincar com a criança levando-a a:
Aprender e desenvolver novo vocabulário;
Desenvolver competências sociais e comunicativas;
Aprender a produzir e pronunciar novos sons;
Envolver-se em conversas;
Contar e inventar histórias;
Respeitar as regras da conversa e de jogo; etc.
Sendo o brincar um dos melhores veículos ao desenvolvimento infantil, com esta estratégia, o terapeuta da fala consegue obter da criança toda a motivação e o envolvimento necessários para ela encarar novos desafios e experiências, e aprender competências que, sem jogos e brincadeiras, poderiam ser mais difíceis de assimilar.
O conteúdo deste site tem um caráter exclusivamente informativo e de entretenimento, não constituindo um parecer médico, de saúde, segurança ou assessoria jurídica. A informação fornecida pode, apesar de todos os esforços desenvolvidos, não estar atualizada. Se precisar de aconselhamento específico, deverá recorrer a um profissional devidamente qualificado.
Leia os nossos termos e condições e política de privacidade para mais informação.