Procura jogos de bebé para estimular e entreter o seu bebé? Neste artigo deixamos-lhe algumas sugestões que envolvem o brinquedo favorito das crianças: você.
Jogos de bebé para estimular o desenvolvimento
Para os bebés mais pequenos, os pais são o principal “objeto” de prazer. É com os pais que aprendem a reconhecer as suas competências, que “falam”, para quem sorriem e com quem aprendem a descobrir um mundo incrível e empolgante.
À medida que crescem, as crianças desenvolvem novas aptidões mas as brincadeiras onde podem interagir com os outros estão entre as preferidas. O jogo permite aprender uma série de novas competências não só ao nível do desenvolvimento motor e intelectual mas, também, social e emocional.
Como os bebés e as crianças são sensíveis à disposição dos pais, faça atividades curtas que lhe permitam estar a 100% com o seu filho durante esses momentos de diversão.
Jogos de bebé dos 0 aos 3 meses
Os bebés passam a maior parte do tempo deitados. No berço ou na alcofa, o bebé não tem como se deslocar. Por isso, as coisas interessantes têm que vir ter com ele. Nos primeiros meses de vida, as coisas mais simples são as mais divertidas.
Os bebés adoram ser abraçados no colo, que lhes falem baixinho, de ser embalados ou de ouvir música. Para estimular o seu bebé, coloque um mobile, fitas brilhantes, fixe imagens no berço. Todos os materiais devem ser próprios para o bebé e colocados com segurança de modo a que não caiam nem possam ser arrancados.
Sempre que possível, saia de casa. Aproveite o bom tempo para dar um passeio ao ar livre. Coloque o seu bebé para si e fale com ele sobre o que vê. Como os bebés são fascinados por caras, fale expressivamente, cante, sorria e gesticule.
Jogos de bebé dos 3 aos 6 meses
O seu bebé aprende a erguer a cabeça, a emitir sons, a usar as mãos para agarrar objetos e a rebolar. Cada vez mais interessado pelo mundo que o rodeia, torna-se num pequeno explorador.
A partir dos 3 meses, notará que o seu bebé quer levar tudo à boca. Esta fase requer especial atenção aos brinquedos: peças soltas ou pequenas devem ser evitadas para não se engasgar.
Coloque o seu bebé num tapete fofinho no chão e coloque os brinquedos a alguma distância incentivando-o a agarrá-los. Quando os alcançar felicite-o. Os bebés podem ficar frustrados e desistir se não conseguirem atingir o seu objetivo por isso, evite afastar novamente o brinquedo.
Ler para o seu filho pode ser uma aventura por si só. Como o seu bebé adora a sua voz, pode ler para ele (se imitar os sons dos animais ou do carro a passar, ainda melhor!) enquanto exploram as imagens juntos.
Livros com texturas diferentes, sons e cores vivas vão fazer as delicias do bebé. Os livros “concertina” podem ser usados para brincarem juntos ou para prender ao berço.
Se o seu bebé já se senta, o centro de atividades é uma boa opção. Para além de estimular o desenvolvimento motor, este tipo de brinquedo favorece a curiosidade e o desenvolvimento intelectual do bebé.
Dê massagens ao seu bebé e aproveite para exercitar as pernas com movimentos suaves de pedalar. Faça-lhe cócegas, deixe-o ficar de pé sobre os seus joelhos e apoie-o para saltitar.
Jogos de bebé dos 6 aos 12 meses
Por volta dos 6 meses, o bebé vive uma experiência única: entra em contacto com novos sabores e texturas proporcionadas pelos alimentos. Ao mesmo tempo, quer agarrar tudo com as mãos e começa a tentar alimentar-se sozinho (ver Alimentos para comer à mão).
O bebé aprende a gatinhar e começa a deslocar-se a grande velocidade. Gatinhe ao lado dele para o incentivar a avançar. Mais uma vez, a segurança é fundamental. Não só com os brinquedos mas, também, com a casa (ver Tornar a casa segura e à prova de bebé).
Por volta dos 12 meses, o seu bebé poderá aprender a dar os primeiros passos. A partir daqui, a descoberta do mundo terá outro sabor, De pé, tudo fica mais fácil de alcançar e tudo adquire uma nova perspetiva.
- Sente-se no chão diante do bebé e chame-o até si;
- Segure as mãos do seu bebé e ande com ele;
- Incentive-o a dar pequenos passos e apoie-o se cair. Ensine-o a cair de rabo;
- Compre brinquedos para empurrar para estimular a marcha.
Conversar, ler, dançar, fazer música, contar histórias, lenga-lengas, adivinhas, passear na natureza, marionetas, brincar com um animal de companhia são atividades muito prazerosas e estimulantes. Descreva todas as ações do seu dia-a-dia, as cores, imite os sons e incentive o seu filho a fazer o mesmo.
- Deixe o seu bebé brincar na banheira, mas não o deixe sozinho;
- A praia é uma excelente oportunidade para brincarem na areia e fazer construções;
- Compre uma bola grande e mole: para atirar um ao outro, para pontapear, para deitar por cima e rolar de um lado para o outro;
- Inscreva-se numa aula de natação para bebés onde poderão fazer muitos jogos e brincadeiras em conjunto.