O nascimento dos dentes no bebé é uma fase que, normalmente, provoca grande mal-estar e desconforto. Entre os sinais da erupção dos primeiros dentes estão o excesso de produção de saliva e gengivas vermelhas e inchadas. Muitos bebés agarram e mastigam qualquer coisa na tentativa de aliviar a dor. Mas será que o nascimento dos dentes causa febre no bebé?
Dentes de leite e dentes definitivos
O seu filho terá duas dentições; uma que surge nos primeiros anos de vida, os chamados “dentes de leite”, e a dentição definitiva, constituída por 32 dentes, que substitui a primeira.
Os dentes de leite são 20 e nascem entre os quatro meses e os três anos. Curiosamente, o desenvolvimento dos primeiros dentes do bebé começa ainda durante a gravidez. Inicialmente, estão alojados nos maxilares e vão-se movendo em direção ao exterior, podendo romper a gengiva a partir dos 4 meses de idade.
Os dentes de leite mantêm-se até aos 6 – 7 anos de idade, momento em que começam a ser substituídos pela dentição definitiva do adulto.
Nascimento dos dentes causa febre?
Estudo diz que, ao contrário da crença comum, o nascimento dos primeiros dentes no bebé não está relacionado com a febre alta.
Em 2016, a revista Pediatrics publicou um estudo baseado na analise de uma série de trabalhos científicos realizados sobre os sintomas associados ao nascimento dos dentes.
Os investigadores concluíram como sintomas mais comuns associados ao processo como a irritação da gengiva, a irritabilidade do bebé e a produção excessiva de saliva. Mas o nascimento dos dentes causa febre?
Segundo os investigadores que levaram a cabo este estudo, os dados analisados mostram que a temperatura pode subir um pouco, mas normalmente fica abaixo dos 38º C. Para os bebés, uma temperatura retal ou timpânica pelos 38º C – 38,3º C não passa de uma “ponta de febre”.
Ou seja, embora a temperatura do bebé suba ligeiramente com o rompimento dos dentes, a febre alta não é um sintoma de dentição. Com esta conclusão, os investigadores alertam para a necessidade de os pais e pediatras se manterem atentos à subida da temperatura do bebé durante a fase do rompimento dos dentes.
Caso a temperatura exceda os 38,3º C retais, o nascimento dos dentes pode não ser a única causa da febre e outras devem ser investigadas pelo médico de família / pediatra para despiste de eventuais problemas de saúde, como infeções causadas por vírus e bactérias.
Que outras causas podem levar ao aumento de temperatura nesta fase?
Mas de onde vem esta crença de que o nascimento dos dentes causa febre? A fase do nascimento dos dentes coincide com uma série de alterações no desenvolvimento e rotinas da criança que não podem ser menosprezadas, nomeadamente, a diversificação alimentar e a entrada na creche.
Diversificação alimentar
Por outro lado, a introdução de novos alimentos na alimentação do bebé, para além do leite, também pode dar origem a certas complicações de saúde com sintomas como aumento da temperatura corporal ou diarreia (ver Como saber se o bebé está com diarreia?), sintomas de gastroenterite.
Entrada na creche
A saída do ambiente doméstico protegido e o início do contacto com outras crianças e a alimentação fora de casa, podem provocar o desenvolvimento de infeções cujos sintomas podem ser erradamente atribuídos ao nascimento dos dentes (ver Doenças mais comuns nos infantários).
Ajudar o bebé a lidar com o desconforto dos primeiros dentes
O nascimento dos primeiros dentes do bebé pode gerar grande desconforto e dor. Os pais devem oferecer água ao bebé, ajudá-lo a alimentar-se, oferecer alimentos frescos (como palitos de fruta) um anel para a dentição e massajar delicadamente as gengivas.
Caso o bebé esteja muito queixoso e estas medidas não o ajudarem a suportar o desconforto, o médico dentista pediatra poderá prescrever um analgésico anti-inflamatório infantil.
O nascimento dos dentes nos bebés pode provocar um aumento ligeiro de temperatura e uma “ponta de febre”. Mas quando o bebé tem febre acima dos 38,3º C, a causa da febre pode ser outra e deve ser observado pelo médico.
Quando visitar o médico dentista pela primeira vez?
Idealmente, a primeira consulta no médico dentista deve ocorrer perto do primeiro ano de vida e de acordo com o risco de cárie e condição da criança é estabelecido um plano de visitas. O médico dentista irá verificar se os dentes, boca, fala, mastigação e respiração se desenvolvem e estabelecem de forma correta e avaliar o estado da saúde oral do seu bebé.