Todos sabemos que as crianças são naturalmente ativas, agitadas e energéticas. Correr, esvaziar gavetas e armários, saltar e brincar é perfeitamente normal e até desejável. As crianças apáticas são mais preocupantes porque esse não é o seu comportamento habitual.
Até aos 5 anos de idade, o cérebro da criança está grande em desenvolvimento e o seu principal meio de aquisição de novas competências é através da exploração do mundo físico que a rodeia. A agitação, o querer mexer em tudo, a curiosidade de saber, deixar pequenas tarefas a meio e recomeçar outra, é parte integrante deste processo do desenvolvimento.
Entre os 4 e os 5 anos, os níveis de concentração da criança afinam-se. Gradualmente, fica atenta por mais tempo a fazer a mesma atividade, concentra-se alguns minutos ao ouvir uma história, distrai-se menos com o que se passa à sua volta, foca-se.
O diagnóstico da hiperatividade é realizado com base em vários critérios. Em idade escolar, quando a criança tem dificuldade em seguir regras, em concentrar-se na escola, é excessivamente agitada no recreio, tem dificuldades de relacionamento com os colegas ou perde o interesse pelas coisas mais cedo do que as outras crianças com a mesma idade, por exemplo.
Por tudo isto, é precisamente a partir do momento em a criança inicia a escola que o Distúrbio de Atenção com Hiperatividade se torna mais evidente, podendo ser necessária uma avaliação por um médico especialista.
O que é o Distúrbio de Atenção com Hiperatividade?
É um distúrbio neuro comportamental que pode originar dificuldades de relacionamento, comportamentos agressivos e desafiantes, dificuldade de concentração e pouca persistência nas tarefas.
Sintomas de hiperatividade
- Agitação excessiva (mexe-se demasiado na cadeira, não consegue estar sentada na mesma posição por muito tempo, fala constantemente mesmo quando não o deve fazer, etc.);
- Falta ou dificuldade de concentração;
- Dificuldade em permanecer sentada;
- Não pensar nas consequências de comportamentos mais arriscados;
- Não prestar atenção ao que lhe é dito;
- Dificuldade de foco nas atividades em que está envolvida;
- Problemas de adaptação na escola;
- Dificuldade em esperar pela sua vez nas brincadeiras ou numa tarefa realizada em grupo;
- Dificuldade em brincar de modo tranquilo por algum tempo;
- Agressividade no trato e dificuldades de relacionamento.
Apoiar e equilibrar
Ter o apoio dos pais e dos professores e um ambiente familiar e escolar estruturante, assente em rotinas consistentes e equilibradas, o encorajamento para a auto-determinação e para a aquisição de capacidades para para uma vida independente, entre outros, são fatores essenciais para ajudar a criança a superar as dificuldades académicas, sociais e psicológicas que advêm desta condição.
Para obter mais informação sobre como ajudar o seu filho com Distúrbio de Atenção com Hiperatividade a alcançar o sucesso escolar consulte o site Edge Foundation.