Os 4 meses são um ponto decisivo no desenvolvimento. Por volta desta idade, a cor dos olhos terá atingido a sua expressão final e provavelmente o olhar é menos estrábico.
Por volta das 16 semanas, o bebé é capaz de se impulsionar para cima com os braços e, em algum tempo, consegue fazer o mesmo com as pernas.
A sua capacidade visual continua a evoluir, mas a coordenação visão-mão ainda é imperfeita. Descobre as mãos e gosta de brincar com elas. É um comunicador nato: ri, palra, faz expressões faciais, reage com prazer quando falam com ele, chora e faz gestos.
O que faz um bebé de 4 meses?
AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS
- Reconhece a mãe;
- Sorri para a mãe (mais tarde, para o pai e outros cuidadores);
- Se um adulto se aproxima do rosto dele, passa a mão sobre a cara e puxa-lhe o cabelo.
LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
- Ri;
- Dá gargalhadas;
- Faz garganteios;
- Presta atenção à voz humana;
- Tenta imitar a entoação da voz da mãe;
- Distrai-se sozinho com os seus jogos;
- A capacidade de perceção progride claramente;
- Começa a efetuar ações orientadas para objetos e fatos que se encontram fora do seu corpo.
COMPETÊNCIAS MOTORAS
- Consegue dominar o equilíbrio da cabeça (grande mudança física que se reflete positivamente na atividade social);
- Segura os objetos com ambas as mãos, conseguindo abrir e fechar a mão, mas ainda não liberta os objetos voluntariamente;
- Segue bem com o olhar os objetos que se movimentam lentamente;
- Reação de extensão protetiva, quando sente que vai cair estende os braços à frente do tronco;
- Quando deitado irá começar a “pontapear” o ar, o que funciona como uma preparação para a marcha;
- Início do reflexo de Landau. Quando colocado suspenso na horizontal, com a barriga para baixo, irá fazer extensão da cabeça e tronco. Este reflexo vai-se tornando mais marcado até aos 6 meses;
- Inicio da dissociação dos olhos relativamente aos movimentos da cabeça, acompanhando o maior controlo da cabeça e da cervical.
Sinais de alarme
- Não controla a cabeça;
- Mãos persistentemente fechadas;
- Membros rígidos em repouso;
- Pobreza de movimentos;
- Não faz contacto ocular;
- Não fixa nem segue objetos;
- Fica sobressaltado ao menor ruído;
- Não sorri;
- Chora e grita quando se lhe toca.
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Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé deve consultar um pediatra.