Dos 9 aos 12 meses o bebé experiência uma fase única de crescimento e mudança, particularmente caracterizada por um aumento na sua autonomia e desenvolvimento das suas capacidades.
Dentro destas, destaca-se uma maior da coordenação entre o olhar e os movimentos que, aliada ao apurado sentido de descoberta, remete o momento da refeição para um momento de aprendizagem e de crescimento, onde se inclui a frequente tentativa de se alimentarem sozinhas.
Os alimentos assumem assim uma parte muito importante do quotidiano da criança, tornando-se também essenciais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Aos 9 meses, alguns bebés gatinham a grande velocidade e deslocam-se para todo o lado fortalecendo todos os músculos necessários para a próxima etapa: andar.
Adora puxar a toalha da mesa, abrir e esvaziar armários, espalhar tudo o que encontra, … esta fase é particularmente sensível em termos de segurança. Móveis, esquinas, fichas elétricas, tudo deve ser devidamente protegido e os objetos e substâncias perigosas arrumados em local vedado à criança.
O que faz um bebé de 9 meses?
AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS
- Distingue os familiares de pessoas estranhas;
- Tem noção do objeto permanente, começando a criar ligações emocionais com pessoas e objetos.
Linguagem
- Está prestes a dizer a sua primeira palavra;
- Compreende o “não“;
- Usa “papá” e “mamã” com significado.
COMPETÊNCIAS MOTORAS
- Senta-se sozinha por 10-15 minutos, e consegue sentar-se de lado;
- Move-se na posição de gatas, consegue alterar a posição das pernas, alongar-se para alcançar algum objeto ou para transferir os braços para um apoio mais elevado;
- Depois de estar de gatas estende os joelhos e apoia-se apenas nos pés, apesar de não se manter nesta posição;
- Desloca-se rolando ou rastejando, podem gatinhar, mas alguns só o fazem a partir dos 10/11 meses;
- Alcança brinquedos de encaixe, mas ainda não consegue voltar a coloca-los no sítio;
- Nesta etapa é bi-unidestra (consegue transferir os objetos de uma mão para a outra);
- Usa os braços para trepar e se colocar de pé, e aí fica com apoio;
- Em pé, para aumentar a estabilidade, para além de alinhar as pernas com a bacia, encosta o tronco contra a superfície de apoio;
- Desenvolve o equilíbrio em pé, volta a cabeça e o tronco para visualizar e explorar o ambiente;
- Aponta com o indicador;
- Procura e baixa-se para apanhar objetos;
- Ao final dos 9 meses leva bolachas à boca, mastigando;
- Coloca as mãos à volta do biberão ou copo.
SINAIS DE ALARME
- Não se levanta sem apoio;
- Não estende os braços;
- Não levanta a cabeça;
- Sentado não usa as mãos para brincar;
- Não rola de barriga para baixo;
- Permanece sentado e imóvel sem procurar mudar de posição;
- Não transfere objetos de uma mão para a outra;
- Sem preensão palmar, não leva objetos à boca;
- Engasga-se com facilidade;
- Estrabismo;
- Não reage aos sons;
- Vocaliza monotonamente ou perde a vocalização;
- Apático;
- Não distingue familiares.
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé deve consultar um pediatra.