Parece mesmo injusto: assim que conseguiu uma rotina de amamentação e de sono para o seu bebé, começou a recuperar umas preciosas horas de sono e aquelas olheiras horríveis a dissipar, o bebé troca-lhe as voltas, com fome a toda a hora e os seus padrões de sono sofrem uma reviravolta! É-lhe familiar? Poderá ser algo perfeitamente comum nos bebés: picos de crescimento.
O que são os picos de crescimento?
Os picos de crescimento, também chamados saltos de desenvolvimento, são um período em que o bebé cresce mais do que em outras alturas da sua vida. São caracterizados pelo aumento de peso, de comprimento e de perímetro cefálico a um ritmo superior ao seu normal.
O bebé poderá, igualmente, ter atingido uma etapa do seu desenvolvimento ou ter adquirido uma nova competência.
O primeiro ano do bebé é uma fase em que este sofre um crescimento rápido a todos os níveis. Os picos de crescimento são especialmente frequentes neste período.
Como se manifestam os picos de crescimento?
Um bebé poderá atravessar um pico de crescimento sem manifestar sinais óbvios e só numa pesagem aperceber-se que o seu peso aumentou consideravelmente.
No entanto, o bebé poderá demonstrar alterações ao nível do sono, do comportamento e na alimentação.
Alterações na alimentação
Caso esteja em aleitamento materno exclusivo, nestes picos de crescimento pode ocorrer uma “crise” na amamentação. O bebé parece estar sempre com fome parecendo que o leite materno não é suficiente. Durante a duração do pico de crescimento poderá ter de amamentar o bebé com mais frequência, ou durante mais tempo que o habitual.
O leite materno, num pico de crescimento, consegue dar a nutrição necessária ao bebé e, em dois ou três dias, o corpo da mãe habitua-se às novas necessidades do bebé.
Caso o bebé seja alimentado com leite adaptado, poderá notar que no final do biberão ele parece não estar saciado.
Alterações no sono
Existe uma relação entre sono e crescimento. Durante o sono profundo é produzida a Hormona do Crescimento e esta é essencial para o crescimento.
Estudos mostram que, por vezes, os picos de crescimento seguem-se a alturas em que o seu bebé anda a dormir mais e melhor quer durante a noite quer nas sestas. Mas alguns bebés, durante um pico de crescimento, podem dormir menos horas ou ter mais despertares noturnos.
Alterações no comportamento
O seu bebé pode parecer mais inquieto e querer mais colo.
Em que altura ocorrem os picos de crescimento?
Os picos de crescimento parecem ocorrer, preferencialmente às duas-três e seis semanas e aos três e seis meses. Também pode ocorrer por volta dos 9 meses.
Se nos recém-nascidos esses picos podem durar apenas um ou dois dias, nos bebés mais velhos podem durar até uma semana.
Mas não se esqueça: os picos de crescimento poderão suceder a qualquer altura, dependendo do padrão de crescimento de cada bebé.
Como lidar com os picos de crescimento do seu bebé?
Se amamentar, nestas fases e de forma a aumentar a produção de leite, hidrate-se e alimente-se bem.
Se necessário amamente com mais frequência e/ou durante mais tempo.
Os picos de crescimento não causam febre, irritabilidade extrema ou apatia do bebé. Estes podem ser sinais que algo preocupante se passa com o seu bebé. Caso tenha dúvidas se as alterações do comportamento e sono do seu bebé são normais, bem como se ele estará a ter o aporte nutritivo necessário, contacte sempre o seu médico.
Passar pelos picos de crescimento do bebé pode ser desgastante para a mãe. Respire fundo e pense que duram poucos dias e em menos de nada as vossas rotinas já voltaram ao normal!