O controlo do peso do bebé no primeiro ano é uma prioridade e uma preocupação para muitas mães. Será que o meu bebé está a crescer bem? É a pergunta mais frequente. Mas existe mesmo um peso ideal para bebé? O que são os percentis? Saiba tudo neste artigo.
Existe um peso ideal para bebé?
Não. Existem recomendações (percentis e curvas de crescimento) e alguns valores teóricos relativamente ao ganho de peso no primeiro ano de vida, mas cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, pelo que não deve, de todo, comparar o seu bebé com outros.
O que são os percentis?
De uma forma prática, os percentis são gráficos que ajudam os profissionais de saúde a avaliar o desenvolvimento do bebé, contudo a informação dos percentis não é só por si indicativa de maior ou menor saúde do bebé.
As linhas de percentil variam entre o 5 e o 95, sendo que o 50 representa a média. Assim, para o peso, há bebés que se desenvolvem abaixo, pelo que são mais magros, e há bebés que se desenvolvem acima, pelo que são mais fortes.
E se o meu filho não estiver na média?
Não tem que se alarmar de imediato!
Os percentis são efetivamente uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde porque permitem de uma forma válida e fácil detetar algum desvio e intervir se necessário. Contudo, pode não ser necessário.
Um bebé com um peso no percentil 10 não significa necessariamente que tem pouco peso (só porque está abaixo do 50). Este valor significa apenas que 10 % dos bebés saudáveis daquela idade tem um peso igual ou inferior ao daquele bebé.
Cada bebé é um bebé e cada um tem o seu próprio ritmo de crescimento, a sua própria constituição e a sua própria herança genética. De uma forma prática não terá que ser muito alarmante um caso de um bebé mais magrinho, cujos pais são igualmente (e por constituição) também magros.
Devo preocupar-me também com a altura do meu filho?
Deve considerar a altura como um parâmetro tão importante como o peso. O peso e a altura não podem “andar separados” quando se avalia o crescimento do bebé.
Por exemplo, se o bebé tem o peso no percentil 90, mas a altura (estatura) está no mesmo percentil ou até no percentil acima (95 por exemplo), não podemos dizer que o bebé tem excesso de peso.
Neste caso, o seu peso para a altura (índice de massa corporal) é normal e não tem que se alarmar.