Os primeiros dentes do bebé podem provocar apenas um desconforto ligeiro ou um sofrimento muito intenso. Alguns sinais são reveladores do nascimento dos dentes: o bebé fica mais agitado, desassossegado, choroso e as gengivas vermelhas e inflamadas.
Os primeiros dentes, normalmente os incisivos centrais inferiores, dentes com ação de cortar os alimentos, aparecem por volta dos 6 – 7 meses e rapidamente são seguidos pelos outros incisivos centrais do maxilar inferior e superior.
Primeiros dentes do bebé
Quando aparecem os primeiros dentes do bebé?
Entre os 6 e os 7 meses de idade,começam a nascer os primeiros dentes e a dentição de leite fica concluída entre os 2 anos e os 2 anos e meio. No total, a dentição de leite é constituída por 20 dentes.
Primeira dentição – dentes de leite ou decídua
- 6 meses-12 meses: nascem 8 dentes incisivos.
- 12 meses-18 meses: nascem os primeiros 4 primeiros molares (total de 12 dentes).
- 18 meses-24 meses: nascem os 4 caninos (total de 16 dentes).
- 2 anos-2 anos e meio: aparecem os 4 segundos molares (total de 20 dentes). Completam-se as 20 peças da dentição de leite.
Segunda dentição ou dentição definitiva do adulto
Entre os 5 e os 7 anos, os dentes de leite são gradualmente substituídos pela dentição definitiva do adulto. No total, a dentição definitiva é constituída por 32 dentes.
- 5-7 anos: nascem os 4 primeiros pré-molares (total de 24 dentes) e inicia-se a substituição dos dentes temporários pela dentição definitiva.
- 7-8 anos: aparecem 8 novos incisivos (total de 24 dentes).
- 8-9 anos: nascem 4 novos pré-molares (total de 24 dentes).
- 9-12 anos: nascem 4 novos caninos e 4 novos pré-molares (total de 24 dentes).
- 12 anos: nascem os 4 segundos molares (total de 28 dentes).
- 16-25 anos: nascer os 4 terceiros molares (total de 32 dentes), a dentição definitiva fica concluída.
Sintomas associados ao nascimento dos primeiros dentes do bebé
1. Irritabilidade e desassossego
O bebé pode ficar mais agitado, irritado e chorar devido a dor intensa ou desconforto.
2. Maior produção de saliva
O nascimento dos dentes aumenta a produção de saliva e o bebé pode babar-se com maior intensidade. Contudo, o aumento de produção de saliva também está associada à diversificação alimentar e à mastigação dos novos alimentos.
3. Perda de apetite ou dificuldade em alimentar-se
Quando o bebé suga há uma maior afluência de sangue à gengiva já inchada o que aumenta o desconforto. Alguns bebés podem rejeitar a mama ou o biberão porque o contacto com as gengivas doridas aumenta o incómodo da zona afetada.
4. Alterações no padrão do sono
O incómodo e a dor nas gengivas pode interferir com a qualidade do sono do bebé que acorda com dor à noite ou durante as sestas diurnas (ver Nascimento dos dentes afeta o sono do bebé?).
5. Gengiva vermelha e inchada
O caso da febre
O aumento da temperatura é um sintoma clássico associado ao nascimento dos dentes no bebé, contrariado agora por um estudo publicado em 2016 na revista Pediatrics. Segundo as suas conclusões, o nascimento dos primeiros dentes no bebé não está relacionado com a febre alta.
Leia também sobre como aliviar o desconforto associado ao nascimento dos primeiros dentes no bebé e como se desenvolve o seu bebé aos 6 meses de idade.