O peso do bebé é um importante indicador de que está a ser bem alimentado e a crescer como previsto. Apesar de se ter em conta que cada bebé se desenvolve ao seu próprio ritmo, existe uma média (tabela de percentil) que permite avaliar a curva de crescimento e detetar algum problema precocemente.
Os recém-nascidos perdem peso nos primeiros dias após o parto (entre 7 a 10% do peso ao nascer) sem que isso seja causa de preocupação. A partir dos 10 dias de vida, começam a recuperar o peso perdido e a aumentar cerca de 20 gramas por dia até aos 4 meses de idade.
O peso é um dos indicadores medidos em todas as consultas de vigilância com o pediatra para avaliar se o bebé está a mamar leite suficiente ou a alimentar-se com qualidade após os 6 meses, com o início da introdução de novos alimentos na sua dieta.
Se tiver alguma dúvida sobre o aumento de peso do seu bebé, fale com o pediatra antes de deixar de o amamentar ou de introduzir algum reforço antes dos 6 meses.
A diversificação alimentar é o período de transição entre o aleitamento exclusivo e a inserção na alimentação da família. Até aos 2 anos ou mais é recomendado amamentar o bebé como parte integrante de uma alimentação saudável.
Quanto peso ganha o bebé por semana?
- Idade: 0 a 6 semanas
- Aumento de peso: 20 g por dia
- Idade: menos de 4 meses
- Aumento de peso: 100 a 200 g por semana
- Idade: 4 a 6 meses
- Aumento de peso: 80 a 150 g por semana
- Idade: 6 a 12 meses
- Aumento de peso: 40 a 80 g por semana
Bibliografia: O Grande Livro da Alimentação Infantil – do periodo pré-natal aos 5 anos, Rodrigo Marrecas de Abreu, A Esfera dos Livros, 1ª edição: setembro de 2009.