À medida que cresce, o bebé ganha força muscular e adquire maior controlo sobre o seu próprio corpo. Inicialmente, os gestos do bebé são bruscos e involuntários e, gradualmente, tornam-se refinados e controlados. O bebé começa a movimentar-se e a rolar com intenção, com um objetivo, como alcançar um brinquedo, por exemplo.
Grande parte deste processo de maturação motora acontece nos primeiros 6 meses de vida. Aliada ao desenvolvimento motor e ao fortalecimento da resistência muscular, a diferenciação do sistema nervoso central, a interação com o meio que o rodeia e aos diferentes estímulos que dai resultam, conduz o bebé a novas aventuras.
O bebé aos 4 meses
Depois de passar os primeiros meses deitado consegue, agora, manter-se noutras posições, ainda que com apoio. Para conseguir rolar, o bebé tem que conquistar primeiro outras competências:
- Por volta dos 2 meses: quando está deitado de barriga para baixo, levanta a cabeça sozinho durante algum tempo, para observar o que se passa à sua volta ou quando chamam pelo seu nome.
- Por volta dos 3 meses: já se consegue apoiar nos antebraços e levantar ativamente a cabeça e os ombros. Move a cabeça para observar atentamente a atividade à sua volta e segue os movimentos das pessoas que se encontram no seu campo visual. Sorri quando se fala com ele.
- Por volta dos 4 meses: já consegue levantar a cabeça durante vários segundos quando está deitado de costas. Se o deitar de barriga para baixo, apoia-se nos braços e nas mãos para levantar e virar a cabeça.
A partir deste momento, a qualquer altura, pode começar a rebolar e dar a volta.
A importância do rolar no desenvolvimento do bebé
Rolar e dar a volta podem parecer movimentos simples mas, para o bebé, exigem um grande esforço físico e o amadurecimento do sistema nervoso. O bebé precisa de ter força muscular (pescoço, tronco e braços) mas, também, de coordenar os movimentos.
Quando rola, o bebé ganha consciência do seu corpo e do movimento. Afinal, há coisas que ele consegue fazer sozinho! Como arrastar-se para agarrar o seu brinquedo preferido.
Como ajudar o bebé a movimentar-se?
Brincar no chão em vez de colocar o bebé numa cadeira ou no parque. Estimular o movimento, abanando um brinquedo para que ele o tente alcançar, ou esticando os braços para que se arraste para conquistar o seu abraço!
Garanta que o ambiente onde o bebé se desloca é seguro
Aqui apresentam-se as competências esperadas do bebé numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançado em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou sinal de atraso do desenvolvimento. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé consulte o pediatra.