A saída dos dentes de leite é um marco de grande importância no desenvolvimento infantil. Ao longo de vários meses, os dentes de leite irão nascer acompanhando a mudança dos hábitos alimentares da criança.
Paralelamente, o bebé desenvolve novas competências motoras que lhe permitem começar a levar os alimentos à boca com as mãos e a manipular a colher ou o copo. Igualmente importante, são as novas competências sociais. O bebé deixa de fazer as refeições sozinho, segundo o seu esquema particular, para passar a sentar-se à mesa com a família.
Saída dos dentes: marco do desenvolvimento
Inicialmente, o bebé não precisa de dentes para se alimentar. Tudo o que precisa para se alimentar é o reflexo de sucção, que desenvolveu ainda no útero. Com a introdução de outros alimentos para além do leite, com novas e diferentes texturas, os dentes começam a desempenhar o seu verdadeiro papel.
O reflexo de sucção está presente mesmo antes de o bebé nascer. Após o nascimento, a ação é estimulada quando se toca o palato da boca do bebé. Este reflexo permite que o bebé agarre o peito de forma adequada para se alimentar. Entre os 2 e os 4 meses, este reflexo dá lugar à ação voluntária de mamar.
A saída dos dentes de leite segue uma sequência regulada por um calendário que serve apenas de orientação. Normalmente, o primeiro dente a romper é um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), rapidamente seguido pelos incisivos centrais do maxilar inferior e superior (ver Calendário da dentição).
Os dentes podem aparecer entre os 3 e os 12 meses. A altura da dentição é influenciada pela genética por isso, se os dentes nascerem mais tarde isso não significa que haja algum atraso no desenvolvimento do bebé.
Desconforto e mau humor
Irritabilidade e desassossego são os sintomas mais comuns do nascimento dos dentes. O bebé pode ficar mais agitado, ansioso e chorar devido a dor intensa ou desconforto. A ansia de morder tudo o que consegue levar à boca para massajar as gengivas doridas é outro sintoma clássico.
A saída dos dentes é um acontecimento ao qual se atribuem outros sintomas como oscilações de humor, febre, distúrbios do sono, diarreia ou perda de apetite. Contudo, a erupção dos dentes não é uma causa direta de doença.
Alguns sinais e sintomas podem dever-se ao desconforto causado pela saída dos dentes mas, também, a outras causas que exigem investigação médica. Se o bebé estiver demasiado queixoso, prostrado e não se acalmar quando tenta aliviar o desconforto das gengivas, deve procurar-se aconselhamento médico.
Saiba como aliviar a dor dos primeiros dentes e porque é tão importante cuidar dos dentes de leite.