Para além do peso e da altura / comprimento, uma das medições feitas ao bebé diz respeito ao valor do perímetro cefálico. Mas o que é o perímetro cefálico? Porque é que é tão importante? Saiba tudo neste artigo.
Valor do perímetro cefálico
O que é o perímetro cefálico?
O perímetro cefálico corresponde ao tamanho da circunferência da cabeça do bebé, sendo medido colocando uma fita métrica à volta da cabeça.
Esta medição é feita logo após o nascimento, e repetida nas consultas regulares de seguimento do bebé (ver Consultas do recém-nascido e do bebé).
Onde é que se encontra o valor do perímetro cefálico?
O crescimento normal está expresso nas tabelas disponibilizadas pela Direção Geral da Saúde que vão dos 0 aos 36 meses (tendo por base as recomendações da Organização Mundial da Saúde).
Tal como o peso e a altura, os valores do perímetro cefálico estão expressos em percentis. Entre os recém-nascidos, o perímetro cefálico é, em média, 35 cm, mas ao longo do primeiro ano pode aumentar mais de 10 cm.
Porque é que o perímetro cefálico é tão importante?
O perímetro cefálico é uma medida tão importante como o peso e a altura / comprimento porque nos dá informações sobre o crescimento do cérebro e sistema nervoso central.
Nos primeiros meses de vida o crescimento do cérebro é bastante acelerado porque existe “muita coisa a acontecer” no processo de desenvolvimento do bebé.
A título de exemplo, nos primeiros 4 meses do bebé o seu cérebro cresce metade do que tem que crescer até ao primeiro ano. Percebemos assim que é muito importante que este crescimento tão rápido seja devidamente acompanhado para garantir que decorre dentro do previsto.
O que é que o perímetro cefálico nos permite rastrear?
Uma vigilância contínua do perímetro cefálico permite detetar qualquer desvio relativamente ao é normal, seja por crescimento insuficiente ou excessivo.
Estes desvios são dados bastante importantes porque são geralmente o primeiro sinal de alterações cerebrais e de patologias graves, cuja intervenção precoce é fundamental. Falamos por exemplo de hidrocefalia e microcefalia.
Contudo, reforçamos que estes dados, tal como o peso e a altura, são sempre avaliados pela equipa médica em função de cada bebé, não devendo ser motivo de ansiedade para os pais nem alvo de comparações.