O que é a definição da lateralidade? Em que idade se fixa a preferência pela mão direita ou pela esquerda? Existem diferenças comportamentais entre uma criança destra ou esquerdina? A criança esquerdina deve ser contrariada? Encontre a resposta a estas questões neste artigo.
Definição da lateralidade
Quando chega a altura de ir para a escola, a criança já definiu se é destra ou esquerdina. Cerca de 10% das crianças escrevem com a mão esquerda e as restantes com a mão direita.
Quando se define a lateralidade?
A definição da lateralidade é feita gradualmente, nos primeiros anos de vida. Nos primeiros meses, não há indicações claras sobre a futura preferência do bebé. Aos 2 anos a mão direita é, para a maioria da população, a mão dominante. Mas, aos 2 anos e meio, tanto pode dominar a mão direita como a esquerda.
Por volta dos 3 anos e meio, a preferência por um dos lados desenvolve-se gradualmente, fixando-se o lado dominante por volta dos 4 / 5 anos de idade. Entre os 6 / 7 anos, a lateralidade está completamente definida.
Lateralidade cruzada: o que é?
A lateralidade cruzada define a situação em que a criança demonstra aptidão para usar os dois lados do corpo para diferentes atividades. Por exemplo, usam a mão esquerda para escrever ou para comer mas o pé direito para chutar uma bola.
Como perceber a tendência da criança?
Para perceber a tendência da lateralidade da criança, basta observar o modo como brinca e realiza as diferentes tarefas diárias.
Mas não a lateralidade não se limita ao uso das mãos. Todos temos um olho preferido. Quando olhamos pelo microscópio ou um telescópio, por exemplo, usamos mais um olho do que outro.
Quando uma criança de 4 ou 5 anos brinca com uma bola, é fácil perceber qual o pé dominante, porque o usa mais vezes, em particular no primeiro pontapé do dia.
Cada criança desenvolve também uma preferência por um dos polegares. Quando entrelaça os dedos, um dos polegares está por cima do outro. Esse é o predominante.
A criança esquerdina deve ser contrariada?
De acordo com os pediatras, a criança não deve ser contrariada. Se a criança apresenta uma lateralidade esquerdina, não se deve ser obrigada a usar a mão direita, contra a sua vontade.
A criança esquerdina tem uma personalidade especial?
Muitas vezes, as crianças esquerdinas são conotadas como tendo uma personalidade mais excêntrica, rebelde ou oprimida. Contudo, esta crença não passa de um mito.
A definição da lateralidade da criança não faz com que seja mais ou menos extrovertida nem define os traços centrais da sua personalidade.