Hoje em dia, com a febre das redes sociais, toda a gente partilha os seus momentos pessoais com a rede sem se aperceber que, depois de publicada determinada informação, e muito difícil fazê-la desaparecer. As fotografias de crianças não são exceção.
Apesar de as crianças serem hoje pequenas, irão crescer e a informação manter-se-á publica por muito tempo. Para além disso, muitas crianças, amigos e colegas de escola do seu filho, têm acesso às páginas das redes sociais dos pais e facilmente conseguem ver as fotos partilhadas.
Há momentos que devem ser privados para proteger a segurança da criança e afastar pessoas mal-intencionadas como predadores sexuais que podem usar as fotos dos seus filhos para fins nefastos.
Muitos pais preferem não publicar fotos dos filhos ou publicar apenas detalhes, imagens onde a criança não possa ser reconhecida nem facilmente identificada.
É uma boa opção num tempo em que toda a gente acede com extrema facilidade a informação pessoal e a usa sem sabermos com que finalidade.
Identificar locais
Não publique fotografias do seu filho onde sejam evidentes os locais que frequenta e as suas rotinas diárias.
Hora do banho
Para si, ver o seu filho na banheira a tomar banho pode ser ternurento mas não deve ser um momento para partilhar. A intimidade e o corpo da criança não devem ser partilhados na rede.
Quando está doente ou ferido
Se o seu filho estiver doente ou magoado, não partilhe esses momentos. A criança merece estar recolhida e ver a sua privacidade respeitada num momento de grande fragilidade.
Fotos embaraçosas
Partilhar fotografias embaraçosas da criança é uma forma de humilhação. Estas imagens podem ser vistas por amigos e colegas e ninguém gosta de ser o “bobo da corte”.
Casa de banho ou pote
Este é mais um tipo de imagem dispensável, para além de colocar em causa a intimidade da criança. Para os pais, é motivo de festa quando o filho começa a usar o pote mas é uma lembrança que devem guardar só para si.
Informações pessoais
Não partilhe informações que possam facilmente identificar o seu filho. O nome completo, a morada, as rotinas, as pessoas com quem fica durante o dia, a creche que frequenta, são informações a não divulgar.
Fotografias de grupo
Se não se importa de colocar fotos do seu filho na internet, o mesmo pode não acontecer com os pais de outras crianças. Se tem uma foto mesmo boa do seu filho onde seja possível identificar outras crianças, não a deve publicar.
Atividades perigosas
Publicar fotos de momentos únicos mas potencialmente perigosos também não é boa ideia. Não só as fotos do seu filho pendurado num armário mas também suas, como tirar uma selfie enquanto conduz.
Acima de tudo é preciso usar de bom senso e ter em conta os direitos, proteção e segurança da criança. Expor a sua vida ou fragilidades na rede não é forma de a proteger nem a melhor maneira de divertir os amigos.