A importância do elogio correto
O elogio é uma ferramenta fundamental para um desenvolvimento emocional e saudável da criança e é de extrema importância, em qualquer idade.
Dar atenção e reforçar os comportamentos adequados são ações que deveriam ser realizadas diariamente, nos diversos contextos da vida da criança. Faz com que as crianças desenvolvam a sua autoestima, de uma forma positiva, e se sintam reconhecidas pelas pessoas que mais amam: os seus pais.
Temos é que ter cuidado de que forma é que elogiamos os nossos filhos.
A dificuldade dos pais
Uma das maiores dificuldades dos pais é saberem observar as forças e virtudes dos filhos.
Já reparou como é que os pais lidam com as coisas boas que “acontecem” aos filhos?
- Situação – Tirou boa nota.
- Resposta dos pais: “Não fizeste mais do que a tua obrigação!”.
Já reparou que os “falhanços” são os mais notados e recebem mais a atenção dos pais.
- “Tens que melhorar a nota de português.”.
Neste sentido, aquilo que tendemos mais a elogiar são os resultados (“Boa tiveste um 5.”) ou as competências gerais (“És muito bom a história.”). Isto está errado! Devemos sim valorizar o esforço:
- “Estou orgulhosa porque trabalhaste muito, dedicaste- te e deste o teu melhor.”.
Vários estudos anunciam que o que precisamos de elogiar e reforçar é o esforço, que é aquilo sobre o qual temos controlo, pois nem sempre temos controlo sobre o resultado.
Aprove ou reprove as atitudes, não a criança
Os elogios devem estar relacionados com as atitudes e comportamentos da criança e não com as suas características.
Quando se diz a uma criança que ela é esperta ou talentosa, é como se lhe tivessem a dar uma “etiqueta”, que depois elas não querem perder. É uma forma de lhes dizer que essas características são fixas e que elas são impotentes perante o fracasso “Se acertaste é porque és inteligente, então se erraste é porque não és inteligente.”.
Em breve, essas crianças quando se tornarem adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.
- Elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda que és!/Tu és muito inteligente.”.
Por mais que adore o seu filho, tente não lhe estar sempre a dizer, “Como tu és inteligente!”, “És o máximo.”, “Ganhas sempre.”.
Tente marcar a sua aprovação ou desaprovação em relação às atitudes, não à pessoa. Se seu filho se achar o máximo, pode se sentir inseguro para arriscar, pois pode perder esse estatuto.
Elogios que se referem às suas atitudes e comportamentos
O esforço pode ser elogiado mesmo que o objetivo não seja conquistado integralmente. Se seu filho competiu mas não ganhou a prova, mas realmente se empenhou nessa prova, é valido o reconhecimento. Desse modo, a atitude é reforçada.
- Descreva o que seu filho está a fazer: não diga apenas “Que bonito.” mas “Notei que te estás a esforçar para melhorares os teus desenhos.”.
- Seja específico: diga “Eu gostei quando tu guardaste as sapatilhas e os brinquedos no lugar.”. “É fantástico ajudares o teu irmão.”.
- Ensine-o a perceber sentimentos bons de suas próprias atitudes: “Jogaste muito bem hoje, deves estar orgulhoso de ti.”.
Este tipo de elogio, além de reforçar o comportamento adequado da criança, mostra o que os pais esperam dela.
Quando a criança entende o que é esperado dela, a probabilidade de executar determinados comportamentos aumenta, o que permite aos filhos desenvolverem as ferramentas para atingirem uma boa autoestima e confiança nos seus atos.
Por fim, não nos devemos apenas focar em rotinas caseiras e conteúdos escolares. As crianças necessitam de aprender valores e princípios. Precisam respeitar as diferenças, da sociedade, lutar contra preconceitos, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades com respeito (…). É preciso que sejam incentivadas constantemente a agir assim.