Como fortalecer os laços afetivos com o meu bebé?
O apego é um laço profundo e duradouro que se desenvolve entre os pais e o seu filho durante os primeiros anos de vida. Este apego é crucial para o crescimento emocional e físico do bebé. Os bebés que se sentem amados e desejados pelos pais/cuidadores, têm maior probabilidade de se tornarem em adultos que confiam nos outros e que sabem demonstrar e receber afeto.
Como fortalecer os laços afetivos com o meu bebé?
A maioria dos bebés
- Têm períodos breves, ao longo do dia, em que dorme, choram, se queixam ou estão tranquilos e atentos;
- Por vezes, choram por muito pouco tempo sem motivo aparente;
- Adoram ser mimados e abraçados;
- Respondem e imitam as expressões faciais do adulto;
- Adoram que falem para eles de modo dócil e tranquilo e respondem com sorrisos, movimentos de braços e pernas e barulhinhos;
- Crescem e desenvolvem-se todos os dias;
- Aprendem novas habilidades rapidamente e têm a capacidade de superar comportamentos difíceis em poucas semanas.
Ninguém conhece o seu bebé melhor do que você. Por isso, ninguém está em melhores condições para reconhecer e responder às suas necessidades. Os pais carinhosos e afetuosos ajudam os seus bebés a desenvolver um sentimento de apego sólido. O afeto estimula o bebé a crescer, a aprender, a relacionar-se com os outros e a desfrutar a vida com segurança, auto-estima e alegria.
Como fortalecer os laços afetivos com o meu bebé?
Estas são algumas formas de promover a formação de laços afetivos com o seu bebé:
- Responda ao choro do seu bebé. Tente compreender o que ele lhe está a querer comunicar. Os recém-nascidos não ficam “mimados” com o excesso de atenção. Eles precisam do carinho dos pais e beneficiam dele, mesmo quando parece que nada os consegue consolar.
- Abrace, dê colo, mime e toque o seu bebé sempre que lhe apetecer. Tenha-o perto de si. O contacto pele-a-pele favorece a confiança, o carinho e a cumplicidade.
- Aproveite os momentos das refeições, do banho ou da muda da fralda para olhar diretamente nos olhos do seu bebé, para o mimar, sorrir e falar-lhe.
- Leia, cante e brinque ao esconde-esconde. Os bebés adoram ouvir vozes e procuram imitar os sons que os adultos reproduzem.
- Quando o seu bebé começa a crescer, estimule os seus sentidos com brinquedos adaptados à sua idade.
- Se sente que tem alguma dificuldade em criar laços afetivos com o seu bebé, fale com o médico ou pediatra sobre o assunto para encontrar estratégias alternativas com a maior brevidade possível.
O melhor presente que pode dar ao seu filho é você mesma. A sua presença, companhia e dedicação. O amor e a atenção permanecem sempre presentes na vida da criança e ajudarão a que se torne numa pessoa saudável e feliz.
Fonte consultada: Child Welfare Information Gateway, Administration for Children and Families, U.S. Department of Health and Human Services