Alguns bebés parecem estar sempre irritados. Choram muito sem motivo aparente, fazem birras, demoram muito tempo a adormecer, acordam muitas vezes de noite, não gostam de mudar as fraldas, choram quando se pega neles ao colo, resistem às rotinas, …
Os pais destes bebés irritados ficam cansados, sem saber o que fazer e desenvolvem sentimentos de culpa e frustração porque não conseguem consolar o seu bebé.
Para ajudar nestes casos, o Hospital D. Estefânia, em Lisboa criou a Consulta de Bebés Irritáveis. Nesta consulta, os pais encontram apoio especializado para descobrir o que se passa com o seu bebé, aprendem a conhecer melhor o temperamento, características e preferências do bebé e, a partir dai, definem em conjunto estratégias para lidar com o problema em casa, quando estão a braços com o desespero do bebé.
Quando o choro, as dificuldades de comportamento, como as birras ou a agressividade, o sono ou a alimentação se tornam num problema que os pais não conseguem solucionar sozinhos, encontram nesta equipa o apoio de que necessitam fazer o diagnóstico e encontrar as causas que estão na raiz do estado constante de irritação do bebé.
As causas que estão na base das alterações comportamentais da criança podem ser variáveis e, por isso, a observação dos bebés, o conhecimento do meio ambiente onde está inserido e as rotinas podem fornecer pistas determinantes para a definição de estratégias que ajudem os pais a acalmar os seus bebés.
Estas dificuldades deixam os pais angustiados e, muitas vezes, sem saber como proceder para acalmar o bebé. A causa do choro pode ser um sintoma de depressão, considerando que há bebés que têm dificuldade em adaptar-se ao mundo exterior, por exemplo.
Mas a constante irritabilidade também se pode dever à imaturidade do sistema nervoso central do bebé. Quando o bebé não tem capacidade de se auto-regular, pequenas mudanças no ambiente ou nos cuidados podem tornar-se em grandes dificuldades.
Mas os bebés também reagem de forma diversa a estímulos sensoriais como os sons, o movimento ou o toque. Bebés hipersensíveis reagem de modo excessivo quando se sentem incomodados e, depois, têm dificuldade em acalmar.
Alguns bebés nem gostam de ser pegados ao colo devido à hipersensibilidade no aparelho vestibular (que transmite a sensação de equilíbrio).
Quando choram não é porque não gostam do colo da mãe, mas porque precisam de tempo para mudar de posição. O bebé precisa de tempo para antecipar esse gesto, ou para mudar a fralda ou mudar de roupa.
Para os pais, é fundamental reconhecer se o seu bebé tem este tipo de temperamento para aprender a lidar com ele de modo tranquilo e de forma o mais “normal” possível.
Muitos pais procuram a Consulta de Bebés Irritáveis, quando a mãe regressa ao trabalho, por volta dos 5-6 meses de vida do seu bebé, e não há forma de o bebé dormir e ninguém consegue descansar em casa.
A exaustão física e psicológica, a depressão materna, acaba por afetar a relação entre pais/bebés e a procura de respostas e ajuda para aprender a lidar com o problema torna-se inevitável.
O caminho é observar, conhecer e aceitar as especificidades de cada bebé, encontrando uma forma tranquila e harmoniosa de lidar com ele.
A Consulta de Bebés Irritáveis enquadra-se no serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, na Unidade de Primeira Infância do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, que poderá contactar mediante os seguintes meios:
Hospital D. Estefânia
- Morada: Rua Jacinta Marto, 1169-045 Lisboa
- Email: [email protected]
- Telefone: 213 596 485