Está a passar por um processo de divórcio? Provavelmente esta é uma das fases mais difíceis da sua vida. E se envolve crianças, ainda se torna mais difícil, não é? Mas como dizer aos seus filhos que vão separar-se?
Divórcio: como dizer aos filhos?
Nenhuma criança quer ver os seus pais separar-se, mas nem sempre é possível manter o relacionamento ou o casamento e o melhor é mesmo que cada um siga o seu próprio caminho.
Mas, com crianças envolvidas no processo, ambos devem ter ainda mais cuidado e atenção extra. Antes de tudo, dos próprios interesses e vontades individuais, é preciso colocar o bem-estar dos filhos à frente. As crianças precisam de estabilidade e, embora isso não signifique que os pais devem viver infelizes juntos, significa que devem assumir a sua responsabilidade enquanto pais e colocar os interesses dos filhos em primeiro lugar.
Ser claro e direto com as crianças é fundamental para que ultrapassem o processo de separação dos pais de forma mais tranquila. Saberem o que vai acontecer e como vai acontecer. As crianças precisam de rotinas e de estabilidade e de saber com o que podem contar para que se sintam seguras e protegidas, como devem.
Como dizer aos seus filhos que vão separar-se?
Clareza
Ser claro com os filhos é fundamental para que percebam que apesar do divórcio, continuam a ser importantes para os seus pais. Quando não há clareza, as crianças tendem a imaginar que o pior vai acontecer, ficam ansiosas e com medo. Acabam por se fechar no seu próprio mundo ou então por expressar alguma rebeldia para chamar a atenção.
Objetividade
Sejam objetivos e mostrem segurança nas vossas respostas. Conversem entre os dois para perceber que estão de acordo no que toca à educação e à forma de criar os vossos filhos. Se sabem, por exemplo, que não há possibilidade de reatarem o vosso relacionamento, digam-no aos vossos filhos. Não deixem que criem falsas esperanças.
Incluam as crianças
Conversem em família. Reúnam em casa, em família, com os vossos filhos. Expliquem calmamente que vão separar-se. Deixem que vos façam todas as perguntas que precisam e respondam de forma simples para não criar mais confusão.
Desta forma, se os filhos perceberem que os pais estão em sintonia, ficam mais calmos em relação à situação e, ainda que naturalmente os vá afetar, será de forma mais suave.
Deixem as crianças fora da confusão
É um facto que não se entendem como casal. No entanto, mesmo depois da vossa separação, terão de continuar em contacto pelos vossos filhos.
Por isso, o melhor é deixar os vossos filhos fora dos problemas do casal e manter uma relação cordial enquanto pais. Questões que apenas aos dois dizem respeito, principalmente se vão envolver discussão, devem ser tidas em privado pelos dois e longe da presença das crianças.
Mantenham o contacto
Depois do divórcio é importante que os pais mantenham o contacto, pelos filhos. Perceber o que se passa com as crianças, que naturalmente tendem a testar os vossos limites, e trabalhar em conjunto para evitar problemas como ansiedade, depressões, maus comportamentos, más notas na escola,…
Alguns destes problemas são, não poucas vezes, situações criadas pelas crianças propositadamente para chamar a atenção dos pais. Acompanhem-nos da mesma forma que fariam se ainda vivessem juntos, mostrando-lhes que o pai e a mãe se separaram, mas que não se separaram dos seus filhos e mantêm as suas responsabilidades e os seus deveres como pais.