Os mais pequenos normalmente acreditam que não precisam lavar as mãos tantas vezes quantas as que os pais lhes dizem, mas todos sabemos que as mãos são as maiores portadoras de todo o tipo de vírus e bactérias. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas formas criativas de mostrar às crianças a importância de lavar as mãos.
O momento que vivemos vem demonstrar a importância de uma boa higiene. Por isso, têm surgido tantos posts na Internet para ensinar as crianças a fazer uma boa higienização das mãos. Há ideias que se tornaram virais, como o caso da brasileira Hérica Debiazzi, que utiliza o glitter para demonstrar como os micro-organismos se espalham pelo toque.
Desta forma, conseguirá fazer com que o seu pequeno entenda quão fácil é as bactérias se propagarem pelos diferentes objetos ou pessoas que tocamos.
Existe outra técnica que pode demonstrar este mesmo efeito – a da pimenta. Este método consiste em encher uma tigela com água e pimenta em pó. Neste caso, a pimenta representa os germes. Se a criança tocar na água com pimenta, a pimenta irá agarrar-se aos seus dedos. Se pedir para o seu filho lavar as mãos com água e sabão e voltar a colocar a mão na tigela, a pimenta já não se irá agarrar à sua pele.
Este é uma ótima forma de mostrar como lavar as mãos pode impedir a propagação de bactérias e vírus.
Além disso, existe ainda relato de uma professora norte-americana que, para verificar se os alunos cumpriam as normas de higiene, lhes colocava um carimbo nas mãos.
Os alunos que não tivessem o carimbo na pele no final do dia de escola recebiam um prémio.
Pode sempre implementar uma destas ideias para que o seu filho perceba a importância de lavar as mãos.