Mães admitem mentir sobre os primeiros dias da maternidade
Como é que está a lidar com a maternidade? Não espere uma resposta honesta!
Alguma vez olhou para o lado e pensou porque é que para algumas mulheres a maternidade parece tão tranquila, perfeita e sob controlo enquanto você passa noites sem dormir, tem a casa completamente desorganizada e está à beira de um ataque de nervos?
Pois saiba que não é a única e que, provavelmente, essas mães não estão a ser sinceras quanto ao nível de dificuldade que estão a sentir.
Mães admitem mentir sobre os primeiros dias da maternidade.
Este é o principal resultado de uma pesquisa conduzida pela Kiddicare junto de 1000 novas mães que conclui que 90% das inquiridas não está a ser
absolutamente sincera quando afirma que “não sente dificuldades” nos primeiros tempos após o nascimento do seu bebé.
A maioria das mães mente sobre as dificuldades com que se deparam nos primeiros tempos com o seu bebé porque se sentem inibidas de assumir que precisam de ajuda para cuidar dele e da família. Das 1000 mães inquiridas, 41% afirmou não ter intenção de pedir ou aceitar ajuda de amigos ou familiares. A justificação? Na nossa sociedade, reconhecer essa necessidade e pedir ajuda pode ser entendido como um sinal de “incompetência” e de que não se consegue lidar com a pressão e exigências da maternidade.
Também por isso, 84% desta amostra acredita que a maternidade é mais difícil hoje do que para as gerações do passado, apesar de toda a tecnologia do século XXI. Existe demasiada pressão para serem “perfeitas”.
Saber que outros pais passam pela mesma experiência e que também se sentem sobrecarregados e que pedem ajuda para aliviar algumas tarefas, parece ser um desejo sentido pela maioria dos pais.
Mais do que ter o “manual para cuidar do bebé”, a troca de experiências e os pequenos conselhos práticos e, sobretudo, realistas de pais mais experientes é um dos aspetos mais valorizados já que, 79% das inquiridas revelou que a maternidade pode ser um choque e que os primeiros três meses de vida com o seu bebé foram muito mais difíceis do que o esperado.
Segundo as conclusões desta pesquisa, estes são os 5 pontos altos da parentalidade:
- As pequenas coisas – os sorrisos, os abraços, as pequenas bolinhas de saliva (71%)
- Hora do banho (43%)
- Estreitamento da relação conjugal (36%)
- Hora da alimentação (22%)
- Formação de novas amizades (14%)
E estes os 5 maiores desafios:
- Falta de sono (69%)
- Pressões financeiras (35%)
- Problemas de relacionamento (31%)
- Sair da casa com o bebé (30%)
- Pressão para saber “todas as respostas” (22%)