Um estudo levado a cabo pela Universidade de Queensland revela que as mulheres que são mães dormem cerca de menos cinco horas por semana, quando comparadas com mulheres que não têm filhos.
Mas este estudo também comparou o tempo de sono noturno entre mães e pais concluindo que, apesar de os pais dormirem menos do que os homens que não têm filhos, ainda assim, conseguem dormir mais tempo do que as mães.
Os homens com filhos pequenos perdem apenas duas horas de sono por semana e conseguem ter um sono mais qualitativo do que as mães.
“A presença de bebés ou crianças pequenas está associada a menos horas de sono, afetando mais as mulheres do que os homens”, afirma a investigadora Stefanie Plage.
Mães perdem 5 horas de sono por semana
A qualidade do sono do casal, e particularmente da mãe, também varia bastante segundo a qualidade do sono do bebé que pode acordar durante a noite para mamar ou porque não consegue adormecer.
A tarefa de consolar o bebé para que volte a adormecer ainda recai, sobretudo, sobre a mãe. O facto de os bebés mais pequenos serem alimentados ao peito, explica, em parte, esta opção do casal.
Outro argumento é deixar o pai dormir porque tem que ir trabalhar no dia seguinte e a mãe, em teoria, pode aproveitar os períodos de sono diurnos do bebé para descansar enquanto que o pai não tem oportunidade de o fazer, já que está a trabalhar fora.
Alguns casais afirmaram tentar compensar as horas de sono noturnas que a mãe perde durante a semana com períodos de sono diurnos durante o fim de semana, quando o pai tem oportunidade de cuidar do bebé.
Contudo, esta estratégia pode não ser suficiente para compensar as noites mal dormidas e o cansaço que advém da privação de sono.
Ainda de acordo com este estudo, os casais sem filhos dormem cerca de 50 horas por semana.
Os que têm apenas um filho, conseguem dormir 48.6 horas, número que baixa para as 46.2 horas para os que têm três filhos.
Mas o deficit de sono também é distribuído desigualmente entre pais e mães. Uma mãe com três filhos dorme, em média 44.5 horas por semana enquanto que o pai consegue dormir 48.2 horas.
A idade da criança é igualmente crucial para o número de horas que os pais conseguem dormir à noite. As mães com bebés de idade inferior a 12 meses dormem, em média, 44.6 horas enquanto que os pais dormem 47.5 horas.
Quando a criança atinge os 4 anos de idade, a diferença de sono noturno entre mães e pais atenua-se, com a mãe a dormir cerca de 49.7 e o pai, 48.4 horas por semana.
O sociólogo Arlie Hochchild definiu como “quarto turno” o tempo noturno que as mães dedicam para cuidar dos filhos. O primeiro turno é o trabalho realizado durante o dia, seja ele remunerado ou não, o segundo, refere-se ao trabalho doméstico ao final do dia e o terceiro turno, ao tempo que dedica a cuidar da família.
O estudo pode ser encontrado no Australian Institute of Family Studies journal, Family Matters.
Treino do sono. Será uma boa técnica para si e para o seu bebé?