Mãe decide não planear nada para fazer nas férias das filhas e muitas famílias agradeceram a partilha. Às vezes, não planear nada para as férias pode ser o melhor plano!
Preparar as atividades para entreter as crianças nas férias é uma preocupação que toca a maioria dos pais. Meses de planeamento, pesquisa de opções, telefonemas, fazer contas e atualizar a folha de excel com orçamentos, …
Para uma mãe norte-americana, o plano não podia ser mais (aparentemente) mais simples. O seu plano de atividades para as férias: não planear nada.
Não planear nada para as férias pode ser o melhor plano
Com duas filhas, de 5 e 8 anos de idade, Kristen Hewitt planeou atividades desportivas e educativas na praia para o primeiro dia de férias. Por preguiça, e por ter outras coisas para fazer em casa, o dia acabou por passar com as três sem fazerem nada daquilo que havia sido planeado.
Pijama até às 11h da manhã, fazer bolachas de chocolate, ir à piscina e começar um projeto artístico acabaram por preencher o dia. Tal como a maioria dos pais, esta sensação de “não fazer nada” encheu esta mãe de sentimentos de culpa.
Mas, a verdade é que o dia não planeado, ocupado a fazer coisas que lhes apetecia, acabou por se tornar no melhor dia de férias de sempre. As crianças chegaram ao fim do dia relaxadas e satisfeitas. Sem tédio e sem ficarem agarradas à televisão. Esses grandes fantasmas que pairam sobre as cabeças dos pais.
No post que escreveu no Facebook com a sua reflexão sobre a necessidade dos pais em planear as férias das suas crianças, Kristen partilha que deitou fora a tabela das atividades que havia preparado cuidadosamente e que decidiu viver os dias de férias tranquilamente, um dia de cada vez.
“É fácil sentirmo-nos pressionadas pelas coisas que vemos nas redes sociais. (…) Mas vamos ser sinceras – estamos todas cansadas. Cansadas de tarefas, cansadas de programações e lugares onde devemos ir, cansadas da pressão e cansadas de expectativas irreais”.
O post tornou-se viral talvez por haver tantas famílias se identificam com este desabafo sincero. Para esta família, estas férias vão ser vividas sem planos. As meninas vão poder decidir o que fazer a cada novo dia, sem pressões.
O plano é manter os dias simples a fazer tudo aquilo que as crianças não têm tempo para fazer em época de aulas. Dar lugar à espontaneidade, sem horários e sem a preocupação de ocupar o tempo livre com atividades pedagógicas ou visitar os sítios que toda a gente visita.
Trata-se de dar oportunidade às crianças de criarem as suas próprias experiências e terem tempo para fazer aquilo que gostam de fazer. E se não apetecer fazer nada? Não há problema. Neste plano, também há lugar para o tédio, para levantar mais tarde ou para as sonecas após o almoço.
Deixamos aqui algumas sugestões para se divertir com os seus filhos sem planear quase nada para as férias
- Visitar uma cidade próxima;
- Ir a um museu;
- Dar um salto à praia para comer um gelado;
- Convidar os amigos para casa;
- Fazer um bolo;
- Preparar um lanche especial;
- Fazer um piquenique no parque;
- Contar histórias;
- Fazer uma festa na piscina;
- Fazer uma sessão de cinema em casa;
- Pintar pedrinhas;
- Mala de maquilhagem;
- Arrumar gavetas;
- Selecionar brinquedos para oferecer a uma instituição;
- Aprender a decorar bolachas e bolos;
- Jogar futebol no parque;
- Ir à piscina municipal;
- Fazer um minicurso de natação;
- Andar de baloiço;
- Fazer um jardim para as crianças;
- Brincar na caixa de areia;
- Ir a um parque temático;
- Brincar com o animal de estimação;
- Voluntariar-se para colaborar numa atividade local.