O seu filho vê demasiada TV? Então leia com atenção…
Um estudo recente indicou que a combinação de muitas horas diárias em frente à televisão e de pouca atividade física está associada a uma função cognitiva inferior na fase da meia idade.
Conduzido por Tina Hoang do Instituto de Estudos e Educação da Califórnia do Norte do Centro Médico Veterans Affairs, e Kristine Yaffe da Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, o estudo estudou os padrões relativos a 25 anos de visualização de TV e atividade física e a sua associação à cognição na meia idade.
Os investigadores contaram com a participação de 3.247 adultos que foram seguidos durante 25 anos. No início do estudo os participantes tinham idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade. Para avaliar os hábitos de visualização de TV e a atividade física dos participantes foi efetuado um questionário em vários momentos durante o período de acompanhamento.
Relativamente aos hábitos televisivos foi considerado como volume elevado a visualização de mais três horas diárias, registadas em mais de dois terços das visitas efetuadas aos participantes. O exercício físico foi avaliado em termos de unidades e de intensidade.
Ao fim dos 25 anos de monitorização foi avaliada a função cognitiva, velocidade de processamento e memória verbal dos participantes.
Os participantes que tinham visto muita televisão durante aquele período (10,1% do total) apresentavam uma maior probabilidade de revelarem um desempenho cognitivo mais fraco em alguns dos testes. A pouca atividade física durante o período de monitorização (16,3%) foi associada a um desempenho inferior num dos testes.
Por outro lado, o fraco desempenho cognitivo era tendencialmente duas vezes superior em adultos que viam muita televisão e praticavam muito pouca atividade física (3,3%).
Este estudo reveste-se de especial relevância considerando a tendência crescente para as crianças e adolescentes se dedicarem a atividades sedentárias e em frente ao ecrã. Sendo assim torna-se necessário abordar cuidadosamente a forma como os nossos pequeninos preferem despender os tempos livres.