Os bebés também desejam dormir!
O sono dos bebés é sempre um tema controverso. Porque a necessidade de dormirem, e os pais também, deu, dá e dará, origem a uma série de mitos, teorias, receitas e estratégias, algumas delas, divergentes entre si.
No meio de tão vasta informação, métodos, regras e conselhos, como escolher? Como podem os pais decidir o que fazer e como podem ajudar o seu bebé a ter boas noites de sono?
Antes de mais, importa reconhecer que cada bebé é um bebé. Mesmo entre irmãos gémeos, cada um tem a sua personalidade, ritmo e desenvolvimento próprios. Cada bebé se adapta à sua maneira à nova vida longe do conforto seguro e despreocupado do útero materno, e cada bebé merece ter cuidados adequados às suas características pessoais.
Cada mãe e cada pai conhecem o seu bebé melhor do que ninguém e conseguem encontrar a melhor forma de o consolar mesmo naquelas noites em que o cansaço é muito e se desespera por uma hora seguida de sono.
Independentemente daquilo que se lê e dos conselhos bem intencionados de familiares e amigos, os pais devem seguir o seu instinto. Devem fazer aquilo que consideram melhor para si e para o seu bebé, sem complexos de culpa e sem a preocupação de agradar a terceiros.
Estar bem informado sobre as necessidades dos recém-nascidos e dos bebé mais novos, conhecer as várias características de cada fase do desenvolvimento, do sono e os desafios que o filho tem que ultrapassar para compreender e se adaptar às rotinas do seu novo mundo, também ajuda os pais a decidir como agir perante os problemas do sono do seu bebé.
As diferentes teorias e métodos são válidos. Para perceber o que se passa com outros bebés, como os ajudam a dormir melhor, de guia e, sobretudo, para refletir. Para orientar, experimentar, compreender o que precisa o seu bebé e depois, decidir como agir, de modo a que todos vivam em família com tranquilidade, segurança, sem dramas e se sintam felizes.
Leia também