Esta semana fui presenteada pela referência a um livro que considero muito especial e que confesso, nunca cheguei a adquirir, mas consultei por diversas vezes.
Conhecem o livro das reclamações das crianças, da autoria de Eduardo de Sá? É um bom livro, para refletir e principalmente para sentir!
Sim, é verdade, não resisti e fui rever os apontamentos das sessões que realizei com crianças do primeiro ciclo do ensino básico…e encantem-se ou não! Estas são algumas das maravilhosas lições de vida dos “meus” meninos e meninas. Acreditem papás e mamãs, os vossos filhos têm muito para ensinar…Vamos Todos aprender?
Seis protestos das crianças e sete comentários:
Protesto 1 Quando me porto mal, o meu pai diz que não gosta de mim! Mas eu gosto sempre do meu pai! (D, 8 anos)
Estou sem palavras! Realmente nós adultos também nos portamos por vezes muito mal com as nossas crianças, e estas por sua vez, têm uma capacidade única para nos perdoar!
Em vez de: Não gosto de ti, portaste-te mal!
Vamos procurar dizer: O papá gosta muito de ti, por isso fica triste quando fazes uma asneira!
Vamos dizer muitas vezes…GOSTO MUITO DE TI!
Protesto 2 Quero o colo da minha mãe, mas ela diz-me que sou muito pesado e crescido! (muitas lágrimas) (M, 7 anos)
Os miminhos, colinhos, abraços e beijinhos não têm, nem podem ter prazo de validade.
Do mesmo modo que o amor de pais não se mede, a sua disponibilidade e afeto não podem ser contabilizados, nem calendarizados.
Protesto 3 Os meus pais estão sempre sérios, nunca sorriem, dizem que é a crise! (S, 6 anos)
Sugestão: Vamos criar o momento das caretas em família. Vamos Sorrir! Sorrir muito e fazer as caretas mais “assustadoras” e divertidas.
Umas boas e deliciosas gargalhadas cultivam afetos, libertam tensões, ansiedades e ensinam as futuras gerações a encarar a vida com otimismo! Bora, lá…vamos ver quem faz a melhor careta!
Protesto 4 A minha mãe diz que sou criança e que não compreendo nada! Diz sempre, que são coisas de adultos! (T, 7 anos)
Compreendem, pois! As nossas crianças fazem parte da nossa vida, não são de um universo paralelo, mas têm sim a felicidade de (ainda) não complicarem coisas simples.
Muitas vezes, é importante olhar para a criança que existe em cada um nós e explicar aos nossos filhos, como se tivéssemos a mesma idade…aquilo que achamos que eles não compreendem! Muitas vezes, teremos que despir a farda de adulto rezingão e atrapalhado e vestir o fato de fada e de mágico.
Protesto 5 A minha mãe só grita comigo! (V, 8 anos)
Quanto a este protesto, apresento-vos a minha filhota de dois anos.
Sempre que lhe levanto a voz, olha para mim muito séria e diz: – Mamã faz poco balulo (leia-se pouco barulho). A M. não gosta de balulo!
Nenhuma criança gosta que lhe gritem! Duvido que algum adulto goste!
Claro que muitas vezes é importante firmar a nossa voz e mostrar que existem regras a cumprir, mas não podemos deixar que este passe a ser um comportamento comum, pois desta forma os resultados pretendidos, deixarão certamente de surgir.
Acreditem que resulta muito mais falar baixo e num tom de voz calmo. Vamos todos respirar fundo e contar até 10!
Protesto 6 Os meus pais nunca podem brincar comigo, dizem que têm que trabalhar! Saliento a emotividade desta criança ao fazer este comentário. (J, 8 anos)
Papás e mamãs reparem no vosso filhote. Está tão crescido, não é? A infância passa muito rápido. E acreditem, serão as pequenas brincadeiras em família que irão marcar positivamente as descobertas do vosso filho.
Por dia, tentem dedicar pelo menos, 30 minutos do vosso tempo, ao vosso maior tesouro. Vamos descaçar os sapatos, sentar na carpete e embarcar no país dos sonhos e das fantasias! Vamos colorir planetas de todas as cores e pintar corações com as mãos!
A infância deve ser naturalmente um momento de vitalidade, doçura, energia e conquistas! Cabe-nos a nós, adultos regar as nossas crianças arco-íris. Não queremos filhos cinzentos e sem brilho…para isto já nos bastam muitos adultos! Desculpem a dureza das palavras …mas é porque acredito com todo o meu coração que podemos fazer sempre mais e melhor!