Como nascem os bebés? — A pergunta que mais aterroriza os pais quando verbalizada pela criança e na qual o progenitor se apercebe que o seu rebento, frágil e inocente também é um ser sexual. Como falar de sexo com as crianças quando começam a surgir as primeiras perguntas?
Como falar de sexo com as crianças?
De facto, a falta de informação é a que mais contribui para que os jovens não estejam preparados para enfrentar os desafios que a sexualidade lhes coloca.
Enquanto muitos pais tentam esconder a sexualidade dos filhos, estes entram muitas das vezes em comportamentos de risco que potencialmente podem contribuir para colocar acima de tudo a sua saúde em risco.
É certo que as crianças não vão contar tudo aos pais, nem tirar todas as dúvidas com eles. Desengane-se o pai ou mãe que acredita nisso. Nunca aconteceu, nem irá acontecer. Basta que se lembre se si e da interação que tinha com os seus pais, para perceber que há coisas que se partilham mais com amigos do que com os eles.
No entanto é importante que a criança / adolescente tenha presente um espírito de abertura por parte deles, uma porta aberta onde possa recorrer a qualquer momento.
Criar essa abertura não é incentivar ao sexo (como muitos pais pensam). É aceitar uma realidade inegável do filho e ajudá-lo a tomar as melhores escolhas e decisões.
Mas então como falar de sexo com as crianças?
Quando e como devemos explicar a sexualidade às crianças? A resposta é muito simples e o mais natural possível — à medida (e na medida) que a criança perguntar!
A sexualidade, tal como todas as áreas de desenvolvimento que surgem com o crescimento, aparece também em forma de perguntas e dúvidas, mais complexas e mais simples.
A curiosidade é assim o seu melhor medidor enquanto pai. A abordagem deverá ser o mais natural possível porque a questão da criança também o é.
Neste caso, não devem os pais convocar uma reunião familiar, com pompa e circunstância para explicar à criança como é que nascem os bebés — se a pergunta foi fluída e simples, a resposta deverá acompanhar.
Lembre-se que a curiosidade sobre determinados assuntos vai aumentando em termos de complexidade à medida que a criança cresce, por isso as perguntas elaboradas requerem respostas elaboradas, perguntas simples, requerem respostas simples.
ResumindoComo falar de sexo com as crianças?A sexualidade faz parte do desenvolvimento de todos nós, por isso não a recrimine nem a exacerbe. Deixe a criança, ao seu ritmo ir descobrindo o que precisa de descobrir e que ao mesmo tempo tenha presente que pode recorrer a si sempre que precisar. |