Os bebés gostam de brincar mesmo antes de serem capazes de coordenar os movimentos. As primeiras brincadeiras do bebé são sempre fascinantes. Para ele, representa um novo mundo repleto de objetos mágicos para descobrir mas, também, um instrumento de domínio. Para os pais, a melhor forma de acompanhar o desenvolvimento do seu bebé e de o ver a crescer com curiosidade.
As primeiras brincadeiras do bebé não podiam ser mais simples. Nos primeiros meses de vida, os bebés não precisam de grandes brinquedos para se entreter. O seu próprio corpo, as mãos dos pais, uma imagem, um objeto colorido, um som, os movimentos inesperados são motivos mais do que suficientes para longos períodos de entretenimento.
Primeiras brincadeiras
Ao nascer, o bebé desperta para um novo mundo. Impossível haver mais estímulos! Por outro lado, tudo é novidade. O bebé está a aprender tudo do zero. E apesar de lhe poder parecer que ele está timidamente no seu berço, passivo, está, na verdade, a observar, a investigar e a absorver tudo o que o rodeia.
Depois de dominar as mãos e de meter tudo à boca, o bebé passa a agarrar, a agitar e a atirar os brinquedos. Descobre como podem ser manipulados, como se encaixam uns nos outros, como se movem e os diferentes ruídos que produzem quando interage com eles.
Para além da diversão, brincar e jogar são formas de o bebé desenvolver o seu sentido de domínio sobre o mundo e sobre… os pais. Cada vez mais curioso e desenvolto, o bebé parte à descoberta de novos estímulos e sensações.
1. Recompensa
Qualquer brinquedo que dê ao bebé uma sensação de poder traz uma enorme sensação de recompensa. Sensação que o bebé adora.
À medida que cresce, as suas capacidades motoras desenvolvem-se e, o que consegue fazer amanhã é diferente do que consegue fazer hoje. Por isso, o mesmo brinquedo pode despertar diferentes sensações. Nesta fase, bolas e brinquedos com rodas são particularmente atrativos.
A crescente capacidade de domínio sobre os objetos faz com que o bebé aprenda a dominar as suas ações e a antecipar comportamentos. Mas, também a conhecer a relação causa / efeito.
2. Barulho e destruição
Qual o bebé que não gosta de barulho e de destruição? Deitar abaixo uma pilha de blocos, bater com uma vareta num tambor ou atirar com os brinquedos transmite uma enorme sensação de poder ao bebé. Para além disso, o que pode ser mais divertido do que destruir algo que os pais demoraram tanto tempo a montar?
3. Deixar cair objetos ao chão
Entre as primeiras brincadeiras preferidas dos bebés está deixar cair objetos ao chão, atividade que se pode tornar bastante cansativa para os pais. Impacientes, os bebés tornam a brincadeira numa verdadeira rotina.
Inadvertidamente, ou nem por isso, o bebé deixa cair um objeto ao chão. Alguém o apanha e o devolve. Ele volta a lançar o objeto e o adulto volta a apanha-lo. É o início de uma nova brincadeira. Para o bebé, este jogo exerce uma grande atração: o poder de controlar o adulto.
4. Despejar armários e gavetas
Mal começa a conseguir rastejar, os armários e as gaveta parecem ser uma atração fatal. Não há bebé que consiga resistir a portas e gavetas e a tirar tudo para fora. Além de divertido, esta brincadeira irá, sem sombra de dúvida, chamar a atenção dos pais. É tudo o que o bebé quer: uma brincadeira divertida e, como bónus, na melhor companhia possível.