O Natal é uma época muito bonita, mas também consegue ser um grande fator de stress na hora de comprar os presentes. Todos os anos, as crianças recebem dezenas de presentes pelos quais perdem rapidamente o interesse, pelo que torna-se complicado acertar na prenda ideal.
Mas oferecer um livro é sempre uma boa ideia. Além de ser uma ótima forma de estreitar o vínculo entre pais e filhos na hora do conto, a leitura é crucial para impulsionar o desempenho das crianças em várias áreas de conhecimento.
Com o Natal mesmo ao virar da esquina, ainda vai a tempo de conhecer as últimas novidades do ano de histórias que acabaram de chegar às livrarias. Há contos para todos os gostos e idades e das mais variadas temáticas.
10 livros perfeitos para este Natal
1. O Vendedor de Tempo
“O Vendedor de Tempo”, de Marlene Ferraz, é uma leitura para pensar sobre a preciosidade de cada minuto e a urgência do verbo desacelerar num mundo inexplicavelmente apressado. O livro conta a história de um menino que se apercebeu que o pai lia a versão abreviada do seu conto preferido. Filho dum homem livreiro muito ocupado e duma mãe salvadora de corações avariados, decide montar uma banca de tempo para comprar tempo aos próprios pais.
2. O Almanaque do Mundo Mágico de Harry Potter
O presente perfeito para os entusiastas do mundo de Hogwarts! Com “O Almanaque do Mundo Mágico de Harry Potter” as crianças vão descobrir lugares mágicos, estudar a ciência das varinhas, encontrar monstros fantásticos e ficar a saber mais sobre as feiticeiras e os feiticeiros que sobreviveram. Do Chapéu Selecionador ao lançamento de feitiços, neste Almanaque encontrarão toda a magia do Harry Potter!
3. A Loja Mágica de Natal
“A Loja Mágica de Natal”, de Maudie Powell-Tuck, aborda a história de Benji, um menino que perdeu o espírito natalício. Este ano, não há dinheiro para comprar a árvore, nem sequer o peru. Mas, de repente, ele tropeça na Loja Mágica de Natal, onde os ursos-polares conseguem falar e os presentes são do outro mundo! Uma história enternecedora e reconfortante sobre amor, risos e família.
4. O Natal da Família Gato
“O Natal da Família Gato“, da autoria de Lucy Brownridge, acompanhamos a contagem decrescente até ao Natal da Família Gato! Os miúdos são convidados a fazer parte da história, ao abrir todos os armários da cozinha, as gavetas e as latas para ajudarem os gatinhos a preparem os doces de Natal. Podem, também, espreitar pelas janelas das casas da vila para assistir aos cânticos de Natal. No fim, basta puxar as abas dos presentes que estão junto da árvore para descobrir o que lá está!
5. Não Gosto Mesmo Nada do Inverno
O Henrique e o Heitor são os melhores amigos e fazem tudo juntos. Até que, certa manhã, cai uma simples folha, seca e castanha… “Não Gosto Mesmo Nada do Inverno” retrata a história de dois amigos com gostos completamente diferentes relativamente ao inverno. Henrique fica triste com a chegada do frio, enquanto Heitor está efórico porque é a sua estação do ano preferida. Será que estes dois amigos vão aprender a deixar as suas diferenças de lado?
6. O Quebra Nozes – Uma História Musical
Uma das histórias mais famosas do mundo, agora numa versão musical e… em livro! N’ “O Quebra Nozes – Uma História Musical” acompanhamos Clara ao longo desta mágica aventura: o reconto do bailado clássico de Tchaikovski. O livro convida à descoberta da batalha entre o Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, a Fada do Açúcar, e leva os miúdos a viajar até ao Reino dos Doces, onde um mundo encantado dá as boas-vindas a todos os visitantes.
7. O Natal dos Lápis
“O Natal dos Lápis” fala sobre a famosa época do ano em que todos escrevemos cartas e postais com os nossos desejos. Mas todos – até mesmo os Lápis – sabem que os melhores presentes são aqueles que se oferecem. Neste livro tão especial, os leitores vão descobrir como o Duarte, os Lápis e as suas famílias celebram o Natal. Desde cartas inéditas, jogos, enfeites que podes usar na tua árvore, um póster e uma incrível árvore pop-up, muitas são as surpresas que vão encher o Natal de magia.
8. O Pequeno Robot de Madeira e a Princesa de Lenha
Tom Gauld, um autor talentoso e premiado, conseguiu criar um conto de fadas intemporal, moderno e clássico. “O Pequeno Robot de Madeira e a Princesa de Lenha” dá a descobrir um reino distante, onde vivam o rei e a rainha que desejavam ser pais. Então, com a ajuda de uma inventora habilidosa e de uma bruxa sábia, receberam com alegria não um, mas dois filhos: um pequeno robot de madeira e uma princesa feita de um toro de lenha. Os dois irmãos eram muito amigos e viviam felizes no castelo. Até que, um dia, a princesa desaparece e o seu irmão vai lançar-se numa aventura para a trazer de volta a casa. Mas ele próprio vai ficar em grande perigo. Haverá forma de voltarem para junto dos seus pais?
9. Perdido
“Perdido” é um livro que conta uma história sobre empatia e o poder da amizade. Um urso polar dá por si longe de casa, num lugar estranhíssimo para ele: uma cidade. E toda a gente parece demasiado distraída e ocupada para o ajudar. A maior parte das pessoas olha para ecrãs e ninguém está interessada nele, apesar de ser tão diferente dos demais? Mas eis que uma menina vem em seu auxílio e lhe mostra que até numa grande cidade é possível encontrar amizade e solidariedade…
10. A História do Natal
Quantas vezes, no meio da correria natalícia, nos esquecemos de dar tempo à verdadeira História do Natal? Quantos de nós se reúnem no dia de Natal para, junto com os mais novos, recordar os acontecimentos do nascimento do Menino Jesus? Mónica Moura, autora do livro “A História do Natal” quis investigar como tudo aconteceu há mais de 2000 anos!