O que a criança faz com livros:
- A atitude varia conforme as experiências anteriores de contacto com livros e com a personalidade de cada um.
- Quem adquiriu fluência de leitura e para quem o contacto com livros se tornou gratificante, procura outras obras de acordo com os seus interesses e gostos pessoais. Alguns elegem temas e géneros, outros preferem a diversidade.
- Os que têm dificuldade em realizar uma leitura fluente, ou pouca prática de leitura revelam pouco interesse por livros.
- Aqueles a quem foram propostas obras que aborreceram, tenderão a rejeitar livros e leitura.
O que os pais devem fazer:
- Aceitar que a atitude dos filhos perante os livros varia conforme a personalidade e a etapa de desenvolvimento em que se encontram, pois a evolução realiza-se a ritmos diferentes.
- Para os que revelam gosto pela leitura, encorajar a prática, proporcionando contacto com grande número de obras, recorrendo ao empréstimo gratuito nas bibliotecas escolar ou municipal, à aquisição de livros em feiras do livro, livrarias etc. Sempre que possível, constituir uma biblioteca pessoal.
- Não contrariar os que se fixaram em determinados tipos de livros, pois há sempre uma fase em que se ligam afetivamente a coleções, o que se verifica ser vantajoso por aumentar o número de obras lidas. Pode apresentar-se alternativas, mas sem forçar.
- Para os que rejeitam a leitura torna-se indispensável agir com diplomacia, procurar livros com imagens atraentes e texto breve, de acordo com os interesses revelados (desporto, ciência, automóveis, histórias que acompanham personagens de desenhos animados, rimas divertidas, etc.).
- Nesta fase já é difícil que aceitem ler a par com os pais ou com outros adultos, fora do contexto da escola. Em casa vale a pena conversar sobre livros e leituras.
- Aceitar opiniões, dialogando sem comentários que possam provocam desencanto, afastamento ou mesmo rejeição dos livros e da leitura.
Livros mais adequados:
- Livros de histórias, poesia ou informativos ainda ilustrados para os mais novos, progressivamente mais extensos e organizados por capítulos ou temas, com ou sem ilustrações, para os mais velhos
- Para estas idades são particularmente adequados os livros integrados em coleções, pois o desejo de reencontrar personagens, situações ou temas contribui para que a leitura se torne um hábito.