O que a criança faz com livros:
- Senta-se sozinha. Consegue agarrar e transportar o livro. Segura-o na posição correta (virado para cima). Transporta o livro pela casa. Entrega o livro ao adulto para que lhe leia.
- Volta as páginas. Primeiro vira várias páginas de cada vez, depois consegue virar uma de cada vez.
- Interessa-se muito pelas palavras, brinca elas.
- Observa os livros. Aponta as imagens com o dedo.
- Consegue apontar quando o adulto pergunta onde está …isto ou aquilo? Nomeia as figuras conhecidas. Intercala palavras nas histórias conhecidas.
- “Lê” para as bonecas e animais de peluche. Repete partes das histórias conhecidas.
- O nível de atenção varia muito.
O que os pais devem fazer:
- Dispor-se a ler, sobretudo quando a criança pede.
- Ler e reler as palavras do livro. Conversar sobre as imagens e as cenas.
- Ajudar a criança a virar as páginas. Deixar a criança controlar o livro.
- Apontar as imagens e perguntar onde está… e deixar a criança apontar. Perguntar “o que é isto?” e dar tempo à criança para responder. Fazer pausas e deixar que a criança complete a frase.
- Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reações para saber se deve continuar ou parar. Aceitar o ritmo da criança que nesta idade ainda não aguenta muito tempo.
- Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer ou comunicar. Relacionar os livros com as experiências da criança. Usar os livros nos momentos das rotinas, hora de deitar, banho, etc.
Livros mais adequados:
- Coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objetos em situações familiares, como por exemplo dormir, comer ou brincar.
- Com situações nítidas: por exemplo, pessoas ou animais a dizer adeus, ou olá.
- Com poucas palavras em cada página, com versos e rimas engraçadas e previsíveis.
- De cartão grosso, de pano ou plastificados.
- Resistentes e laváveis.
- Interativos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).